Em sua mensagem difundida ontem, 7, com por ocasião da 22ª Jornada Mundial do Enfermo, que será celebrada no próximo 11 de fevereiro, Festa de Nossa Senhora da Lourdes, o Papa Francisco assinalou que a Igreja vê nos doentes, uma “presença especial de Cristo que sofre” recordando que Jesus tomou sobre si a enfermidade e o sofrimento, transformando-os na luz de “uma vida nova em plenitude" que muda as experiências negativas em positivas.

O Papa Francisco assinalou que seguindo o caminho de Cristo, que se entregou por amor, também nós "podemos amar os demais como Deus nos amou, dando a vida pelos nossos irmãos”.

"A fé em Deus bondoso se converte na bondade, a fé em Cristo crucificado se converte em força de amar até o final e inclusive amar nossos inimigos”.

O Papa assinalou que “ante o mistério do amor de Deus por nós, que nos dá a esperança e a coragem: a esperança, porque no plano amoroso de Deus, inclusive na noite da dor está aberta à luz da Páscoa; e a coragem para enfrentar-se a cada a adversidade em sua companhia, unidos a Ele”.

Ao nos aproximarmos com ternura “àqueles que estão necessitados de atenção levamos a esperança e o sorriso de Deus nas contradições do mundo”.

O Santo Padre indicou que a Virgem Maria é o modelo cristão “para crescer na ternura e na caridade respeitosa e delicada”.

"A Santíssima Virgem, mãe dos doentes e dos que sofrem”, disse o Papa, “permanece ao lado de nossas cruzes e nos acompanha no caminho rumo à ressurreição e à vida plena”.

Recordando suas palavras na Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), o Papa assinalou que “a Cruz ‘é a certeza do amor fiel de Deus por nós. Um amor tão grande que penetra no nosso pecado e o perdoa, entra no nosso sofrimento e nos dá a força para levá-lo, também penetra na morte com o fim de ganhar-nos”.

A cruz de Cristo, disse Francisco, “nos convida a deixarmo-nos contagiar por este amor, ensina-nos a olhar sempre os demais com misericórdia e amor, especialmente os que sofrem, os que necessitam de ajuda”.

Por último, o Papa Francisco exortou a viver a XXII Jornada Mundial dos Doentes "em comunhão com Jesus Cristo" apoiando os que cuidam dos doentes e os que sofrem.