O Papa Francisco decidiu criar uma comissão que o aconselhará quanto ao tema da proteção de menores e da ajuda às vítimas de abusos sexuais; uma proposta feita pelo Conselho dos oito cardeais reunidos com o Santo Padre nestes dias no Vaticano para a reforma da Cúria.

Em conferência de imprensa nesta manhã, o Cardeal Sean O’Malley, um dos oito cardeais que participa destas reuniões, explicou aos jornalistas que "aceitando uma proposta que foi apresentada pelo Conselho de Cardeais, o Santo Padre decidiu estabelecer uma específica comissão para a proteção das crianças".

O Arcebispo de Boston (EUA) explicou que a proposta surgiu no Conselho ontem de noite e nesta manhã foi apresentada ao Papa. "A comissão aconselhará o Santo Padre sobre a proteção das crianças e o cuidado pastoral das vítimas de abusos", explicou.

"Entre as responsabilidades da comissão estará o estudo dos atuais programas em curso para a proteção da infância e sugerir novas iniciativas por parte da cúria em colaboração com os bispos e as conferências episcopais", disse o Cardeal O’Malley.

A comissão não substituirá a tarefa de cada Bispo em particular, precisou o Cardeal, e indicou que a ideia é que esta sirva de modelo para poder proporcionar "uma adequada resposta pastoral" frente às situações de abusos.

Ainda não se decidiu quantas pessoas farão parte desta comissão, mas estará composta por peritos internacionais de diversos campos, incluindo psicólogos. Também não há uma data para que se iniciem os trabalhos respectivos, embora o Cardeal O’Malley tenha explicado que o Papa indicará proximamente com um documento apropriado.

A seguinte reunião do Conselho de Cardeais que aconselha o Papa Francisco será de 17 a 19 de fevereiro de 2014.