O Conselho de Cardeais instituído pelo Papa Francisco para ajuda-lo no governo da Igreja universal e para estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor bonus sobre a Cúria Romana, conhecido como "C8", começou na manhã de ontem o segundo ciclo de reuniões que acontecem no vaticano até quinta-feira dia 5, com sessões de trabalho pela manhã e pela tarde.

Fazem parte deste Conselho o Presidente do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, Cardeal Giuseppe Bertello; o Arcebispo Emérito de Santiago de Chile (Chile), Cardeal Francisco Javier Errázuriz, o Arcebispo de Bombaim (Índia), Cardeal Oswald Gracias; o Arcebispo de Munique (Alemanha), Cardeal Reinhard Marx; o Arcebispo de Kinshasa, (República Democrática do Congo), Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, o Arcebispo de Boston (Estados Unidos), Cardeal Sean Patrick O'Malley; o Arcebispo de Sydney (Austrália), Cardeal George Pell, e o Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, com funções de coordenador. O secretário é o Bispo de Albano (Itália), Dom Marcello Semeraro.

O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, informou que nesta segunda ronda se conserva o horário da primeira, quer dizer, se reúnem na Casa Santa Marta de 9h às 12h30min, e pela tarde de 16h às 19h. A manhã de ontem começou com a Missa concelebrada com o Papa Francisco.

"Desta vez os cardeais começaram seu trabalho diretamente na Santa Marta, sem reunir-se antes na Terceira Loggia, como aconteceu em outubro. O Papa esteve presente na reunião e, provavelmente, estará também pela tarde.", explicou o Pe. Lombardi.

Indicou que "nos meses que separam uma ronda da outra, os cardeais continuaram o seu trabalho, tanto pessoalmente como mantendo o contato entre eles. Também recolheram opiniões e sugestões sobre a situação da Igreja baseando-se nos acontecimentos nos quais participaram; por exemplo, o Cardeal Gracias assistiu a diversas reuniões na Ásia, enquanto o Cardeal Marx fez a mesma coisa na Europa".

Na manhã de ontem "começaram imediatamente com um exame aprofundado da Cúria romana e, a partir do dicastério da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos: ou seja, entraram totalmente em seu trabalho que, como já se afirmou, será um trabalho em profundidade, e não se limitará a retoques ou melhorias marginais. A revisão da Pastor bonus, será consistente, tanto que se pode falar de uma nova constituição sobre a Cúria", acrescentou.

O porta-voz do Vaticano disse que nesta ronda não estão previstas questões que abordem os setores econômicos e administrativos que, em sua opinião, serão tratados na próxima reunião de fevereiro.

Também se referiu ao método de trabalho dos cardeais no que diz respeito à distribuição de tarefas na hora de enfrentar temáticas específicas, mas "tudo se leva ante o Conselho e a responsabilidade dos temas é comum".

Por último, informou que o Conselho convidou o novo Secretário de Estado, Dom Pietro Parolin, para saudá-lo e estabelecer com ele os primeiros contatos e que não estão previstos outros convites ao longo destes dias.

Os oito cardeais voltarão a reunir-se em uma terceira ocasião nos dias 17 e 18 de fevereiro, antes do Consistório para a criação de novos cardeais que Francisco celebrará no dia 22 do mesmo mês, festa da Cátedra de São Pedro.