Os ossos de São Pedro, o primeiro Papa e Vigário de Cristo na terra que morreu martirizado, acompanharam a celebração de encerramento do Ano da Fé, que o Papa Francisco presidiu ontem na Praça de São Pedro.

As relíquias do Apóstolo, que foi crucificado de cabeça para baixo em 29 de junho do ano 67, permaneceram nas grutas vaticanas durante as celebrações do Ano da Fé, mas ontem foram expostas durante a celebração da Missa pela Solenidade de Cristo Rei do Universo.

Na urna que contém os ossos do primeiro Papa se lê "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja".

O Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella anunciou no começo de novembro a exposição das relíquias de São Pedro, descrevendo-a como "um último sinal culminante" para o Ano da Fé.

"A fé de Pedro, portanto, confirmará mais uma vez que a porta para o encontro com Cristo está sempre aberta e espera ser cruzada com o mesmo entusiasmo e convicção dos primeiros crentes. Um caminho que os cristãos de hoje sabem que devem seguir sem cansaço, porque são fortes e se veem confirmados pela contemplação do rosto de Cristo", disse.