O Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet, presidiu anteontem a Missa de clausura do Congresso Internacional Guadalupano realizado no México, na qual destacou eventos importantes ocorridos durante o Ano da Fé -como a eleição do Papa Francisco-, e que "nos convidam a confiar no Espírito Santo".

Durante a homilia, o Cardeal agradeceu a hospitalidade do Arcebispo do México (México), Cardeal Norberto Rivera, e das autoridades do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, e afirmou que o encontro "Nossa Senhora de Guadalupe, Estrela da Nova Evangelização no continente americano" é "um dos grandes benefícios do Ano da Fé, que Sua Santidade Bento XVI convocou e Nosso Santo Padre Francisco encerrará, assim como a Encíclica Lumen Fidei, que ambos escreveram".

Nesse sentido, disse que outro acontecimento importante do Ano da Fé foi a generosa renúncia de Bento XVI ao pontificado. Resultou ser "o maior testemunho de fé, para deixar passo a um sucessor mais jovem que exerça com maior eficácia o ministério petrino", que derivou na eleição do Papa Francisco, o primeiro Pontífice latino-americano, "que tomou o leme da Barca de Pedro com mão firme e nos leva de surpresa em surpresa para novos horizontes".

Conforme informou o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), o Cardeal Ouellet mencionou que neste Ano da Fé também se confirmou a próxima canonização de João XXIII e João Paulo II, "que foram sinais extraordinários de esperança para todo o planeta".

"Todos estes acontecimentos nos convidam a confiar no Espírito Santo, que continuará surpreendendo-nos e que quer agora renovar a toda a Igreja e, especialmente, à família", afirmou.

Finalmente, o Cardeal convidou os fiéis e autoridades eclesiásticas presentes a orarem pelo próximo Sínodo sobre a família, que –em suas palavras– deverá enfrentar novos desafios. Agradeceu novamente a Deus "por dar-nos um Pastor que realiza, de forma concreta, a Nova Evangelização", e pediu "que o Espírito da Missão Continental desdobre amplamente seus dons sobre todas as nações. Que toda a América seja atravessada por um grande sopro missionário!".