A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) escolheu hoje como seu novo presidente o Arcebispo de Louisville, Dom Joseph E. Kurtz, que sucede no cargo o Arcebispo de Nova Iorque, Cardeal Timothy Dolan.

Dom Kurtz tem 67 anos de idade e era até agora Vice-presidente da USCCB. Foi eleito ontem em Baltimore durante a assembleia plenária de outono dos Bispos dos Estados Unidos e servirá no cargo por um período de três anos.

O Arcebispo já foi Bispo de Knoxville entre 1999 e 2007. Foi sacerdote na diocese de Allentown durante 27 anos. E neste lugar, foi também diretor executivo da Agência Social Católica e do Family Life Bureau.

É o atual vice-chanceler da junta da Sociedade Católica de Extensão e conselheiro da Associação de Trabalhadores Sociais Católicos. Está também na junta do Centro Nacional Católico de Bioética e na junta da causa de canonização do Servo de Deus, o Arcebispo Fulton Sheen.

O Arcebispo Kurtz foi também membro do Comitê Ad Hoc para a Defesa do Matrimônio e da Vida Familiar.

Recentemente foi o coautor de um folheto sobre a vocação cristã à paternidade que se chama "A Bênção de uma Criança no Ventre".

Os Bispos escolheram também o Cardeal Daniel DiNardo, Arcebispo de Galveston-Houston, como seu novo Vice-presidente.