O Arcebispo de Santo Antonio, Dom José H. Gomez, e seus Bispos auxiliares, Dom Patrick J. Zurek e Dom Thomas J. Flanagan afirmaram que “o fim da vida de uma pessoa está nas mãos de Deus” ao emitir um comunicado sobre a morte de Terri Schindler-Schiavo, ocorrida na quinta-feira.

O comunicado expressa o acompanhamento espiritual dos prelados “com a família e amigos de Terri Schiavo, e todos aqueles que lutaram corajosamente para salvá-la” e acrescentam que “foi terrível observar estes últimos dias como lhe tiravam a vida. Retirar-lhe o tubo de alimentação foi prática de eutanásia. O fim da vida de uma pessoa está nas mãos de Deus, e dado que é um assunto fundamental de valor moral, acreditam que deve manter-se assim”.

Os bispos recordaram que “o Papa João Paulo II disse claramente que ‘ainda nossos irmãos e irmãs que se encontram em ‘estado vegetativo’ conservam a totalidade de sua dignidade humana’. Também nos recorda que ‘doentes que em estado vegetativo esperam sua recuperação ou sua morte natural, ainda têm o direito a receber os cuidados básicos como nutrição, hidratação, calor, etc.’”

Dom Gómez e seus bispos auxiliares destacaram que a trágica e desnecessária morte de Terri Schiavo “gerou um clima favorável para um vigoroso e urgente esforço por restaurar o valor da vida em nossa sociedade, em todas suas etapas e circunstâncias. Oramos para que o povo de boa vontade aproveite esta oportunidade para que declarem seu apoio à vida, da ‘concepção’ até a morte natural”.

Finalmente, os prelados recordam que “a Páscoa é ocasião para celebrar o triunfo de Cristo sobre a morte com Sua gloriosa Ressurreição” e invocam ao Senhor para que “nos abençoe e nos alente a amar a vida em todas suas etapas e que a compaixão cristã nos permita amar-nos mutuamente, para que superemos nosso egoísmo e nossa comodidade, especialmente aos portadores de necessidades especiais, fracos, doentes e pobres”.