Ao concluir a audiência geral de ontem, o Papa Francisco reiterou sua preocupação e proximidade pelo sofrimento do Iraque e convidou a rezar para que cesse a trágica e constante violência, impulsione-se a reconciliação e se afiance a paz nessa nação.

O Santo Padre disse que "No final da Audiência saudarei uma delegação da superintendência iraquiana, com representantes dos diversos grupos religiosos que constituem a riqueza do país, acompanhada pelo Cardeal Tauran, Presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso".

"Convido-vos a rezar pela querida nação iraquiana infelizmente atingida cotidianamente por trágicos episódios de violência, para que encontre o caminho da reconciliação, da paz, da unidade e da estabilidade", exortou.

A Delegação de Superintendências iraquianas do Ministério para os Assuntos Religiosos da República do Iraque, mencionada pelo Papa Francisco esteve participando de uma importante reunião organizada pelo Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Card. Jean-Louis Tauran.

Trata-se da primeira reunião com estas características e com o fim de empreender uma colaboração entre o mesmo dicastério vaticano e as comunidades religiosas iraquianas, e com a perspectiva de instituir um Comitê permanente de diálogo.

Um Comunicado do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso destacou que na reunião, que culmina com o encontro com o Santo Padre e que começou no Vaticano nesta terça-feira, refletiu-se sobre a situação atual das comunidades religiosas na República do Iraque e do diálogo entre elas.

Trata-se da primeira importante reunião que se propõe oferecer uma oportunidade para aprofundar o entendimento mútuo e para avaliar as perspectivas de um maior diálogo.