O general Abbas Ibrahim, chefe da Segurança Geral do Líbano, informou que foi identificado o lugar onde se encontram os dois bispos sírios sequestrados -o grego ortodoxo Boulos al-Yazigi e o sírio ortodoxo Mar Gregorios Yohanna Ibrahim-, e indicou que já tiveram início os "contatos indiretos" com os sequestradores para obter sua libertação.

A agência Fides informou nesta quarta-feira, 30, que o general libanês também confirmou algumas de suas declarações anteriores sobre a complexidade do caso em que estão envolvidos os dois bispos sequestrados.

As novas revelações do general Ibrahim foram publicadas em uma nota publicada nesta terça-feira, 29 de outubro, pelo Departamento Segurança Geral do Líbano. "Há um mês me pus em contato com uma pessoa que me revelou onde estavam detidos os bispos Boulos al-Yazigi e Yohanna Ibrahim, e sobre esta informação comecei as negociações", explicou o militar.

"Nós agora estamos indiretamente em contato com os sequestradores, e isto é um avanço importante que utilizaremos como ponto de partida para obter o resultado desejado", acrescentou.

Os dois bispos metropolitanos de Aleppo (Síria), foram sequestrados no dia 22 de abril deste ano na zona compreendida entre a metrópole síria e a fronteira com a Turquia. Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do sequestro.

Fides recordou que na semana passada, durante alguns diálogos mantidos em Doha, capital do Qatar com o patriarca maronita Bechara Boutros Rai e o general Ibrahim, o emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani também se comprometeu a fazer todo o possível para favorecer a liberação dos dois bispos.

Líderes religiosos de todo o mundo uniram vozes pelo pronto retorno de ambos, unindo-se ao apelo do Papa e iniciativas pedindo pela paz na Síria, onde desde 2011, quando começou a guerra entre rebeldes e forças do regime de Bashar Al Assad, sabe-se que mais de 100 mil pessoas morreram e outras centenas de milhares tiveram que refugiar-se em outras cidades ou fugir do país.