Ao entregar os prêmios Ratzinger deste ano, o Papa Francisco recordou o trabalho realizado pelo seu predecessor, o hoje Bispo emérito de Roma Bento XVI, com seus livros sobre Jesus de Nazaré, e assegurou que se trata de "um presente à Igreja e a todos os homens, daquilo que tinha de mais precioso: seu conhecimento de Jesus".

Os galardoados deste ano com o Prêmio Ratzinger, instituído em 2011 pela Fundação Vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI, foram o biblista inglês e ministro da Comunhão Anglicana Richard A. Burridge, junto ao docente de teologia dogmática e vice-diretor do instituto Papa Bento XVI, de Ratisbona (Alemanha), Christian Schaller.

O Santo Padre recordou que quando Bento XVI apresentou o primeiro dos seus três livros sobre Jesus, "alguns disseram: ‘mas o que é isso? Um Papa não escreve livros de teologia, escreve encíclicas!’. O Papa Bento certamente estava ciente deste problema, mas inclusive nesse caso, como sempre, seguiu a voz do Senhor com a sua consciência iluminada".

"Com estes livros ele não fez magistério, no sentido próprio, e tampouco um estudo acadêmico. Ele fez um presente à Igreja e a todos os homens, daquilo que tinha de mais precioso: o seu conhecimento de Jesus, fruto de anos e anos de estudo, de confrontação teológica, de oração -porque todos sabemos que Bento XVI fazia teologia de joelhos - e tudo isso colocou a disposição de todos da forma mais acessível", disse.

O Papa assegurou que "ninguém pode medir o bem que o Papa Bento fez com este dom, só o Senhor sabe!".

"Mas todos temos a percepção, que muitas pessoas, graças aos livros sobre Jesus de Nazaré, alimentaram a sua fé, aprofundaram sobre ela, ou inclusive se aproximaram de Cristo pela primeira vez de maneira adulta, combinando as exigências da razão com a busca do rosto de Deus".

"Ao mesmo tempo", disse o Papa, "a obra de Bento XVI estimulou uma nova série de estudos do Evangelho entre a história e a cristologia".

Ao concluir, Francisco felicitou os premiados "também em nome do meu amado predecessor".

"Que o Senhor abençoe sempre o vosso trabalho a serviço de seu Reino", finalizou.