Mais de 150 mil famílias procedentes de 70 países dos cinco continentes peregrinarão ao Túmulo de São Pedro com motivo do Ano da Fé neste fim de semana para reunir-se com o Papa Francisco em duas ocasiões: no sábado pela tarde e no domingo pela manhã.

Trata-se da peregrinação das famílias, cujo lema é "Família, vive a alegria da fé" que promove o Pontifício Conselho para a Família e será o último grande evento do Ano da Fé antes de sua clausura no domingo 24 de novembro.

Deste modo, o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, o Arcebispo Vincenzo Paglia, precisou que será "uma grande festa da família ao redor do Papa Francisco" para que Roma se converta na "capital" da família italiana e mundial e gritar ao mundo que "ser uma família é belo, construir uma família é belo".

Nesta linha, Dom Paglia convidou todas as dioceses do mundo "a sintonizar-se em sua longitude de onda para refletir, reprogramar-se e dar um novo impulso à pastoral familiar" já que "a família tem que voltar a ser o centro da cultura, da política, da economia, das finanças e da vida dos povos e das nações".

Além disso, o Presidente do dicastério vaticano da família recordou que o próximo Sínodo dos bispos -que acontecerá de 5 a 19 de outubro de 2014- refletirá sobre a pastoral familiar e precisou que com esta decisão o Papa Francisco "recorda esta urgência antes que seja muito tarde".

Do mesmo modo, o subsecretário do Pontifício Conselho para a Família, o espanhol Dom Carlos Simón Vázquez, destacou que se reunirão na Praça de São Pedro também "centenas de crianças e idosos" e explicou que "é uma novidade em relação aos outros encontros com as famílias" porque com esta decisão "quer dar visibilidade à articulação entre as gerações que caracteriza e enriquece as vivências de cada família e, ao mesmo tempo, dar relevo a dois sujeitos particularmente frágeis e dignos de maior atenção".

Por outro lado, Dom Vázquez confirmou que se prevê a chegada de pelo menos 150 mil famílias e informou que no sábado, 26 de outubro, às 17.00 horas o Papa se reunirá pela primeira vez com as famílias procedentes de 70 países dos cinco continentes na Praça de São Pedro.

Posteriormente, no domingo, depois da celebração eucarística às 10h30, o Pontífice abençoará a todas as famílias do mundo.