O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, apresentou em 24 de outubro no Vaticano o projeto "As famílias do mundo pelas famílias da Síria", cujo objetivo é recolher recursos para ajudar as famílias afetadas pela guerra na Síria.

A campanha faz parte da Peregrinação Mundial das Famílias ao Túmulo do Apóstolo São Pedro, que se celebra em Roma neste fim de semana com motivo do Ano da Fé.

"Da mesma Praça de São Pedro, onde o mundo se reuniu para a vigília de oração com o Santo Padre pela paz na Síria, no Oriente Médio e em todo o mundo no último dia 7 de setembro, partirá o grande abraço de famílias ao redor do mundo para apoiar as famílias sírias em dificuldade com uma ajuda concreta, um grande Amor expresso através de gestos autênticos", expressou Dom Paglia.

Durante o lançamento projetaram um vídeo-documentário elaborado por Federico Fazzuoli ed Elisa Greco, que filmou em mais de 200 campos de acolhida da planície de Becá -situada entre território libanês e sírio-, alguns testemunhos das mães e das crianças.

A campanha será mantida pela Caritas Síria e Caritas Itália e tem um ano de duração. Com ela se espera ajudar a 5.400 famílias sírias (20 mil pessoas), e mais de 300 famílias deslocadas encontrarão um alojamento.

Além disso, também se espera brindar ajuda medico-sanitária aos doentes, às crianças e aos idosos.

O Pontifício Conselho para a Família colocou a disposição para aqueles que queiram fazer uma doação mediante transferência bancária uma conta no banco italiano Unicredit, com Iban: IT 88 U 02008 05206 000011063119; também se poderá fazer uma contribuição econômica através do site: http://www.caritasitaliana.it

Na apresentação, celebrada na sede do Vaticano na Piazza São Calisto de Roma, participaram também o Diretor da Caritas Itália, Dom Francesco Soddu; e o Responsável da Área Internacional da Caritas Itália, Paolo Beccegato.

Dom Saleem concluiu que "se trata de uma iniciativa que amplia os horizontes, move-nos a intensificar o compromisso concreto junto com a Caritas Síria e dá mais corpo às ações de proximidade e apoio para as famílias locais e para a população".