O Papa Francisco expressou a sua solidariedade e proximidade às populações atingidas pelos incêndios florestais no estado de Nova Gales do Sul, no leste da Austrália, considerados os piores nos últimos dez anos.

A mensagem foi enviada através do Secretário de Estado Vaticano, Dom Pietro Parolin, à Conferência Episcopal Australiana.

Conforme informou nesta segunda-feira a Radio Vaticano, o texto assinala que "o Papa reza por aqueles que perderam a vida, as suas casas e trabalhos, assim como pelos que lutam e trabalham para apagar esses incêndios e pelos que estão brindando socorro e assistência aos que sofrem".

"Invocando os dons espirituais da solidariedade e da perseverança sobre as comunidades afetadas por estes trágicos eventos, o Santo Padre envia a sua bênção", culmina a mensagem.

A imprensa internacional informou que os incêndios destruíram mais de 200 moradias. Entretanto, os inspetores acreditam que os estragos poderiam ser ainda maiores. Até o momento se calcula que os danos sobem a mais de 90 milhões de dólares.