Em suas palavras prévias à oração do Ângelus dominical, o Papa Francisco exortou os milhares de fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro a aprender a rezar sempre, sem nos cansar.

O Santo Padre recordou que no Evangelho deste domingo, "Jesus relata uma parábola sobre a necessidade de rezar sempre, sem se cansar. A protagonista é uma viúva que, por pedir com insistência a um juiz desonesto, consegue que lhe faça justiça".

"E Jesus conclui: se a viúva conseguiu convencer àquele juiz, vocês acham que Deus não nos escutará, se lhe rezarmos com insistência? A expressão de Jesus é muito forte: ‘não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele?’".

"’Clamar dia e noite’ a Deus! Impressiona-nos esta imagem da oração. Mas vamos nos perguntar: por que Deus quer isso? Ele já não conhece as nossas necessidades? Que sentido tem ‘insistir’ com Deus?".

Francisco assinalou que "esta é uma boa pergunta, que nos faz aprofundar um aspecto muito importante da fé: Deus nos convida a rezar com insistência, não porque não sabe do que precisamos, ou porque não nos escuta. Pelo contrário, Ele escuta sempre e sabe tudo sobre nós, com amor".

"No nosso caminho cotidiano, especialmente nas dificuldades, na luta contra o mal fora e dentro de nós, o Senhor está ao nosso lado; nós lutamos com ele ao lado, e a nossa arma é precisamente a oração, que nos faz sentir a sua presença, a sua misericórdia, a sua ajuda".

Entretanto, anotou, "a luta contra o mal é difícil e longa, exige paciência e resistência – como Moisés, que tinha que levantar os braços para fazer vencer o seu povo. E assim, há uma luta que deve continuar a cada dia; mas Deus é o nosso aliado, a fé nele é a nossa força, e a oração é a expressão desta fé".

"Por isso, Jesus nos garante a vitória, mas pergunta: ‘O Filho do homem quando vier, encontrará fé sobre a terra?’. Se se apaga a fé, se se apaga a oração, e nós caminhamos nas trevas, nos perdemos no caminho da vida".

"Aprendamos, portanto, da viúva do Evangelho a rezar sempre, sem nos cansar".

O Papa assinalou que a mulher mencionada por Jesus no Evangelho "era notável esta viúva! Ela sabia lutar pelos seus filhos! E penso em tantas mulheres que lutam por sua família, que rezam, que não se cansam jamais".

"Uma recordação, hoje, de todos nós, a essas mulheres que com o seu comportamento nos dão um verdadeiro testemunho de fé, de coragem, um modelo de oração. Uma recordação a elas!".

O Santo Padre pediu logo "rezar sempre, mas não para convencer o Senhor com a força das palavras! Ele sabe melhor do que nós do que precisamos!".

"A oração perseverante é ao invés a expressão de fé em um Deus que nos chama a lutar com ele, cada dia, cada momento, para vencer o mal com o bem", concluiu.

Assista também nosso vídeo exclusivo com o resumo da catequese deste domingo no nosso canal Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=hl9SelP10gU&feature=youtu.be