O Papa Francisco recebeu nesta manhã em audiência o Presidente do Estado da Palestina, Mahmoud Abbas, que sucessivamente encontrou o Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.

No curso das conversações, transcorridas em uma atmosfera de cordialidade, falou-se da situação no Oriente Médio e, em particular, da retomada das negociações entre israelenses e palestinos, manifestando o desejo de que esse processo produza os frutos desejados para encontrar a solução justa e duradoura a um conflito cujo fim se faz cada vez mais necessário e urgente.

Para isso se espera que ambas as partes tomem com determinação decisões corajosas em favor da paz com o apoio da Comunidade internacional.

A situação na Síria suscita ainda grave preocupação; e é necessário que a lógica da violência dê lugar, o mais rápido possível, à lógica do diálogo e da reconciliação.

Em matéria de relações bilaterais se constataram com satisfação os progressos na elaboração de um Acordo Global sobre alguns aspectos essenciais da vida e da atividade da Igreja católica na Palestina.

Por último, abordou-se a situação das comunidades cristãs nos Territórios Palestinos e, em geral, no Oriente Médio fazendo insistência em sua relevante contribuição ao bem comum da sociedade.