Mais de 250 bispos norte-americanos chegaram neste final de semana a Denver para o retiro de primavera da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), onde analizarão diversos temas como a proteção de crianças e jovens, a presença dos católicos na vida pública e um possível Conselho Plenário depois de 100 anos.

Na reunião – que se realiza desde a segunda-feira  à tarde até o sábado 19 de junho no Hotel Inverness– os bispos discutirão sobre alguns aspectos da “Carta para a Proteção de Crianças e Jovens” de 2002 e a aprovação das revisões anuais das dioceses norte-americanas em relação ao cumprimento desta carta.

A organização Survivors Network of Those Abused by Priests (SNAP) chamou no final de semana passado em sua Conferência Anual em Denver para exercer pressão sobre os bispos.

Em uma recente declaração, SNAP não só exige revisões anuais –com o enorme esforço de pessoal e dinheiro que requer para cada diocese  -mas também que os bispos designem apra o Comitê Examinador Nacional um  supervisor com experiência em crimes sexuais, ao menos um membro da SNAP e um  representante do grupo “Voice of the Faithful”.

“Voice of the Faithful” é uma organização que está exigindo da  Igreja Católica entre outras coisas a ordenação  sacerdotal de mulheres, tornar o celibato opcional, declarar o aborto e a concepção artificial como “morais”, abençoar as uniões homossexuais e permitir aos divorciados receber a  Comunhão e voltar a se casar pela Igreja.

Por sua vez, Sergio Gutierrez, porta-voz da Arquidiocese de Denver, explicou que os bispos permanecem comprometidos na realização das promessas feitas em Dallas há dois anos. “Façam o que fizer os bispos, SNAP não vai estar satisfeito”, afirmou Gutierrez.

Na quarta-feira, depois da coletiva de imprensa prevista para amanhã, os bispos voltarão ao ritmo original de retiro, durante o qual refletirão sobre o papel de católicos na vida pública, assim como a possibilidade de um Conselho Plenário. O último Conselho Plenário ocorreu há mais de 100 amos em Baltimore.