O Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Cardeal Antonio María Rouco Varela, inaugurou a Reunião do Comitê Internacional de Relações entre Católicos e Judeus, que acontece em Madri até o dia 17 de outubro, onde convidou "a potencializar nossa ação conjunta em favor do bem comum e a defesa e promoção dos valores que compartilhamos".

A Reunião do Comitê Internacional de Relações entre Católicos e Judeus é o órgão oficial de contato entre a Igreja e a comunidade judia. Estas reuniões se celebram desde 1970 em diferentes lugares do mundo. Nesta ocasião a cidade escolhida foi Madri e o tema é "Desafios para a fé nas sociedades contemporâneas".

Seu objetivo é fomentar o trabalho conjunto nos âmbitos da ação social e o antissemitismo, tratando temas como a família, a educação, os direitos humanos, a ecologia, a justiça e a caridade, a liberdade religiosa.

Por isso, o também Arcebispo de Madri assistiu ao início destas reuniões em sua qualidade de Presidente da CEE.

Em seu discurso inaugural o Arcebispo de Madri destacou a importância que a Espanha tem para a comunidade judaica, tanto em uma perspectiva histórica, como cultural. E é que, conforme destacou o presidente da Conferência Episcopal Espanhola "a esta terra se sentem ligados muitos judeus que hoje vivem em diferentes partes do mundo e alguns, embora não a tenham pisado nunca, continuam falando uma língua muito parecida com a nossa de hoje e guardam por tradição familiar as chaves das casas das que eram proprietários antes da expulsão".

"Desejaria que esta reunião possa servir para fortalecer os laços de amizade e colaboração entre a Igreja na Espanha, especialmente entre a Conferência Episcopal Espanhola e a comunidade judaica da Espanha e a potencializar nossa ação conjunta em favor do bem comum e a defesa e promoção dos valores que compartilhamos em âmbitos tão importantes como a justiça social, a família, a educação no respeito dos princípios religiosos e morais dos pais, a liberdade religiosa", declarou o Cardeal Rouco Varela.

O Cardeal destacou a importância da declaração Nostra aetate que se fez durante o Concílio Vaticano II e que fala sobre a relação da Igreja com outras religiões não cristãs. "Este documento deu um impulso decisivo e irreversível às relações entre a Igreja e a comunidade judaica, levando a superar muitos preconceitos e incompreensões do passado", destacou.

Disse que este tipo de encontros constitui um âmbito privilegiado para experimentar o vínculo especial que une os católicos e judeus, "misteriosamente enraizado no eterno plano de salvação de Deus para toda a humanidade, como o definiram João Paulo II e Bento XVI".

O tema eleito para esta reunião fala dos desafios para a religião nas sociedades contemporâneas que, conforme disse o Cardeal "em grande parte são comuns para a Igreja e a comunidade judaica".

O Cardeal Rouco Varela também lembrou a recente beatificação de 522 mártires da perseguição religiosa que ocorreu na Espanha. Assinalou que na Europa durante o século XX também aconteceram muitas outras perseguições, como na antiga União Soviética. Ainda hoje, "continua acontecendo em diferentes escalas em muitos países onde não se respeita a liberdade religiosa e o caráter sagrado de cada pessoa humana", denunciou.

Nesse sentido lembrou que "também o povo judeu sofreu no século passado a espantosa desgraça do holocausto, a Shoah, -um verdadeiro genocídio!- cuja causa profunda, junto ao antissemitismo que temos que lutar por erradicar em todas as suas formas, temos que busca-la na negação radical de Deus que conduz a um não dissimulado desprezo do homem, que é sempre sua criatura independentemente de sua condição social, raça e religião".

Finalmente, o Cardeal expressou seu desejo de que "esta importante reunião do organismo oficial de contato entre a Igreja e a comunidade judaica mundial ajude todos a discernir esses desafios que nos são comuns e a encontrar os modos mais adequados para assumi-los e superá-los positivamente".

Na reunião participam pela parte católica, entre outros, o Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos; o Cardeal Antonio María Rouco Varela, Arcebispo de Madri; o Cardeal Lluis Martínez Sistach, Arcebispo de Barcelona.

Também Dom Brian Farrell, secretário do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos; Dom Giacinto Marcuzzo, Bispo Auxiliar e Vigário Patriarcal para Israel; o Arcebispo de Toledo e Primado da Espanha, Dom Braulio Rodríguez; o Arcebispo de Granada, Dom Javier Martínez; e o Custódio da Terra Santa, Dom William Murphy.

Pela parte judia estão presentes, entre outros, Betty Ehrenberg, Isaac Querub, os rabinos Martin Budd, David Sandmel, David Rosen, David Berger.