O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, explicou ao Grupo ACI que foi "providencial" que o Papa Francisco dedique o próximo Sínodo para os Bispos - encontro que reúne todos os bispos do mundo no Vaticano-, ao tema da pastoral familiar.

Dom Paglia explicou que depois do Concílio Vaticano II e da Exortação Apostólica Familiaris Consortio do Beato João Paulo II, este Sínodo "é algo realmente providencial, é uma carícia extraordinária do Papa Francisco às famílias".

No último dia 8 de outubro o Vaticano divulgou que o Papa Francisco decretou que se celebre uma Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos entre os dias 5 e 19 de outubro de 2014 na Santa Sé sobre o tema "Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização".

Em declarações aos jornalistas, Dom Paglia explicou que o Papa Francisco lhe fez uma consulta nos dias prévios a seu encontro com o Conselho de Cardeais sobre diversos temas relativos à família, e seu próximo encontro poderia dar-se durante as reuniões da Assembleia Plenária de seu dicastério.

"O Papa Francisco está destacando um caminho que todos devemos trilhar com sabedoria, inteligência e audácia estando junto ao Papa. Retomar a imagem da pesca milagrosa, a de Pedro com poucos peixes, todos devemos ir com ele para pescar", adicionou.

O Arcebispo italiano fez estas declarações em 10 de outubro, durante a apresentação na Sala de Imprensa do Vaticano da Assembleia Plenária do seu dicastério que se celebra de 23 a 25 de outubro e a apresentação da Peregrinação das Famílias, que acontecerá posteriormente às reuniões, nos dias 26 e 27 de outubro.

O Prelado italiano assinalou que esperam que Roma se converta nesses dias na capital da família, e convidou todos a peregrinar à cidade eterna para "festejar junto ao Papa", por outro lado aqueles que não possam participar poderão estar presentes através da televisão, pois o evento será retransmitido ao vivo.

Espera-se que 150 mil peregrinos cheguem a Roma para o encontro, provenientes de 75 nações distintas que desfrutarão do encontro em cinco línguas: espanhol, inglês, italiano, português, e francês.

Além disso, durante as jornadas, será conversado sobre as diversas problemáticas que a família enfrenta segundo as diferentes nações e se projetará um vídeo realizado na Síria para apoiar o projeto "As famílias do mundo pelas famílias da Síria".

Dom Paglia ressaltou que desde o Vaticano II, a Igreja "deu muitos passos em relação à pastoral familiar", e, partindo de uma das constituições que emanam do Concílio, a Gaudium et Spes, "não há dúvida de que o Papa Bergoglio está acolhendo neste contexto essa simpatia extraordinária que acaricia à família e ao mundo".

"A família é o grande recurso da humanidade", concluiu.