Vindos de todo o Brasil, em caravanas, a cavalo ou até mesmo a pé ao maior templo mariano do mundo, centenas de milhares de devotos encheram hoje, 12 de outubro, a Basílica do Santuário Nacional de Aparecida para participar da tradicional Missa Solene das 9h, e outras comemorações programadas para a data, como a transmissão do terço mundial com o Papa e a mensagem que ele enviará aos devotos de Nossa Senhora.


A celebração das 9h foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência da Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis. Concelebraram a Eucaristia o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, o bispo emérito de Barretos (SP), Dom Pedro Fré, o reitor do Santuário, Padre Domingos Sávio, diversos Missionários Redentoristas, sacerdotes da Arquidiocese de Aparecida e religiosos.


A celebração contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, ede outras autoridades civis, militares e ecles iais.


Segundo informou o site oficial do Santuário de Aparecida, o Portal A12, a imagem de Nossa Senhora, milagrosamente resgatada das águas do rio Paraíba, foi entronizada em um carro andor representando o projeto artístico da obra da Cúpula. Rica em detalhes que revelam a beleza da criação, a Imagem de Padroeira veio no centro da árvore da vida e, ao seu redor, pássaros da fauna brasileira.


Em sua homilia, Dom Damasceno recordou o encontro da Imagem da Virgem de Aparecida nas águas no Rio Paraíba do Sul.


“A devoção a Nossa Senhora Aparecida, uma das principais expressões da piedade do povo brasileiro, teve início em 1717, quando três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, foram incumbidos de conseguir certa quantidade de peixes no rio Paraíba, por ocasião da passagem, por Guaratinguetá, do Conde de Assumar, em viagem para a tomada da posse como Governador de São Paulo e das Minas de ouro”.


Dom Damasceno citou as palavras do Papa Francisco em sua recente visita ao Santuário Nacional:


“Em Aparecida, Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe e Ela quis manifestar-se nessa região do Vale do Paraíba de maneira simples, sem fato espetacular, sem mensagem especial; solidária, porém, com aqueles pobres pescadores e na sua cor negra, identificada com os escravos da época e os excluídos de hoje. Ela quis escolher essa terra para derramar as bênçãos de Deus sobre o Brasil e o povo devoto que aqui vem para venerar a milagrosa imagem e para proclamar seus louvores e graças”.


Referindo-se ao encontro da imagem da Virgem da Conceição pelos três pescadores no rio Paraíba, o Cardeal lembrou que o Pontífice chamou-nos a atenção para três posturas que devemos cultivar na nossa vida: ‘Conservar a esperança, Deixar-se surpreender por Deus e Viver na alegria’.


Refletindo sobre a mensagem do Papa, Dom Damasceno afirmou que mesmo diante das dificuldades na vida de cada um Deus nunca deixa que sejamos submergidos.


“Tenham sempre no coração esta certeza! Deus caminha a seu lado, nunca lhes deixa desamparados! Nunca percamos a esperança! Nunca deixemos que ela se apague nos nossos corações!”


Com a Mãe Aparecida seguimos Jesus, nossa luz! – Fazendo referência ao tema geral da Novena e Festa da Padroeira deste ano, o Cardeal afirmou que Maria é a Mãe, mas também a primeira e mais fiel discípula de seu Filho Jesus.


“Como missionária e discípula, ela nos mostra e nos conduz a Jesus, nossa luz, e nos pede, como aos serventes nas bodas de Caná: ‘Façam tudo o que Ele vos disser’”, concluiu.


A TV Aparecida transmite neste sábado (12), feriado da Padroeira do Brasil, a oração do terço ‘Estar com Maria para além da noite’, em sintonia com mais nove Santuários do mundo. A transmissão acontece direto do Altar Central do Santuário às 14h (horário de Brasília).


Os romeiros de Aparecida se unirão, via satélite, ao Santuário do Divino Amor, em Roma, para homenagear a Nossa Senhora, juntamente com católicos de mais nove países.

O convite foi feito pela Diocese de Roma ao Santuário Nacional de Aparecida e mais nove santuários: Nazareth, Lourdes (França), Vailankanni (Índia), Czestochowa (Polônia), Nairobi (Quénia), Banneux (Bélgica), Akita (Japão), Washington (EUA) e Lujan (Argentina).


O terço será conduzido pelo Vigário geral para a Diocese de Roma, Cardeal  Agostino Vallini, e Monsenhor Lorenzo Leuzzi, bispo auxiliar de Roma. Durante o terço será transmitido um vídeo com uma mensagem gravada pelo Papa Francisco.