Anunciado pelo Vaticano e pelo Santuário Nacional de Aparecida, no dia 12 de Outubro d 10 Santuários do Mundo estarão em comunhão com o Papa Francisco na Oração do Terço que será transmitido ao vivo para estes santuários desde Romaàs 14h ( horário de Brasília).O Santuário Nacional já preparou a estrutura com telão que transmitirá o terço com uma mensagem do Papa Francisco pelo dia em que no Brasil celebra-se a memória litúrgica de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país.

Segundo o Portal A12, órgão de comunicação oficial do Santuário Nacional, Quem estiver no Santuário no dia da Padroeira do Brasil poderá acompanhar esse momento de oraçãoatravés dos telões instalados sobre o Altar Central.

O momento de oração será uma ocasião de consagração do mundo todo à Nossa Senhora.

Ainda segundo informações do Portal A12, o momento, intitulado  'Estar com Maria para além da noite', conectará, via satélite o Santuário do Divino Amor, em Roma, aos templos e aos fiéis dos Santuários de Aparecida,de Nazareth, Lourdes (França), Vailankanni (Índia), Czestochowa (Polônia), Nairobi (Quénia), Banneux (Bélgica), Akita (Japão), Washington (EUA) e Lujan (Argentina).  

O terço será conduzido pelo Vigário geral para a Diocese de Roma, Cardeal  Agostino Vallini, e Monsenhor Lorenzo Leuzzi, bispo auxiliar de Roma. Durante o terço será transmitido um vídeo com uma mensagem gravada pelo Papa Francisco.  

A meditação dos Mistérios Gozosos do Terço via satélite acontecerá durante as comemorações da Padroeira do Brasil, no Altar Central da Basílica, das 14h às 17h (horário de Brasília), onde cada santuário rezará cinco ave-marias em sua língua local.