A Festa de Nossa Senhora do Rosário, Vencedora das batalhas, é um chamado a todos os fiéis a meditar junto com Santa Maria os mistérios de Cristo. Foi o Papa São Pio V quem instituiu esta data recordando o aniversário da vitória dos Cristãos na Batalha de Lepanto (1571). Nesta batalha os cristãos resistiram aos ataques dos turcos otomanos e os derrotaram vencendo o combate enquanto recitavam o Rosário.

A história de como rezar o rosário relata que foi a mesma Mãe de Deus que ensinou a São Domingos de Gusmão no ano de 1208 a rezá-lo, pedindo-lhe que difundisse a devoção desta arma poderosa para vencer os inimigos da fé.

A Virgem Maria entregou promessas àqueles que rezem o santo rosário. Nos escritos do Beato Alano de la Rupe a quem a Santa Mãe apareceu se relatam estas graças.

Algumas delas são: Aquele que reze constantemente meu Rosário receberá qualquer graça que me peça; Prometo a minha especialíssima proteção e grandes benefícios aos que devotamente rezem o meu Rosário; Liberarei bem rápido do Purgatório às almas devotas ao meu Rosário; Os filhos do meu Rosário gozarão no céu de uma glória singular; entre outras tantas promessas que fortalecem o caminho à santidade de todo cristão.

A Virgem nas suas diferentes aparições pede a oração desta devoção, inclusive quando apareceu aos três pastorzinhos em Fátima se identificou como a Senhora do Rosário.