O Papa João Paulo II sofreu ontem uma grave queda cardíaca; mas está “consciente, lúcido, e extraordinariamente sereno”, informou esse meio-dia em Roma o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls.

O porta-voz do Vaticano assinalou que o Pontífice mostra “os parâmetros biológicos alterados”, sua “pressão arterial é instável” e tem “dificuldades respiratórias”; embora se mantém “lúcido, consciente e sereno”; “extraordinariamente sereno”, particularizou emocionado.

Navarro-Valls indicou que na tarde da quinta-feira o Pontífice mostrou sinais de infecção nas vias urinárias e sofreu “um choque séptico com paralisia cardiocirculatoria”.

No Palácio Apostólico se ativaram todas as medidas “terapêuticas e de assistência cardiorrespiratoria necessárias”, informou o Porta-voz.

A últimas horas da tarde da quinta-feira os médicos obtiveram uma “estabilização temporária do quadro clínico que, contudo, nas horas posteriores, evoluiu de maneira negativa”.

Às 19.17 horas da quinta-feira o Pontífice recebeu a Unção dos Enfermos, embora hoje, às 6.00, concelebrou a Missa, “naturalmente desde sua cama”.

“O Papa, como sabem, é assistido por seu médico pessoal o doutor Renato Buzzonetti, por dois médicos especialistas em reanimação, por um médico cardiologista e por um especialista em otorrino-laringologia; assim como por duas enfermeiras”, explicou Navarro.

O Pontífice recebeu além disso, esta manhã, a vários colaboradores.

“Vi ao Secretário de estado o Cardeal Sodano, o substituto de Secretaria de Estado o Arcebispo Sandri, o Cardeal Ruini, o cardeal Schoka, o decano do Sagrado Colégio Cardenalício o Cardeal Ratzinger, sua Excelência Dom Lajolo, todos a horas diversas”, concluiu Navarro-Valls.