Em solidariedade com uma carta escrita recentemente pelos bispos cubanos, o Bispo de Des Moines, Dom Richard E. Pates, manifestou o apoio dos prelados dos Estados Unidos pelo fim do bloqueio contra Cuba, vigente desde 1959.

"Necessitamos esforços para levantar o bloqueio norte-americano contra Cuba e assim um maior apoio e assistência possa chegar aos cubanos", escreveu Dom Pates em uma carta à embaixatriz dos EUA no Conselho de Segurança das Nações Unidas, Susan Frise, em 26 de setembro.

"O compromisso conseguirá mais que o isolamento para melhorar os direitos humanos e aliviar o sofrimento. Também reconhecerá o rol construtivo de Cuba arbitrando negociações de paz com a Colômbia e cooperando com a Guarda Costeira dos Estados Unidos em atividades de luta contra as drogas", adicionou.

Estados Unidos estabeleceu um embargo econômico contra Cuba em 1959, quando os comunistas liderados por Fidel Castro tomaram o governo da ilha. O irmão de Castro, Raúl, subiu ao poder em 2008, introduzindo importantes reformas econômicas.

Estas reformas incluem a autorização para formar pequenas empresas privadas, a descentralização de empresas estatais e uma maior liberdade para sair ou entrar do país e para vender casas e automóveis. Apesar destas reformas econômicas, não foram feitas reformas políticas, e o partido comunista continua sendo o único permitido.

Como presidente do comitê dos bispos americanos para temas internacionais, Dom Pates se referiu à carta que os bispos cubanos publicaram no último dia 15 de setembro em que alentam as reformas políticas no seu país junto com "uma política inclusiva" de parte dos Estados Unidos para Cuba.

Segundo Dom Pates, ao melhorar as relações com Cuba se ajudará "o povo cubano a conseguir maior liberdade, direitos humanos e liberdade religiosa".