Em suas palavras prévias à oração do Ângelus, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco assinalou que nossa fé é pequena e frágil, por isso devemos pedir a Deus que aumente a nossa fé.

O Santo Padre assinalou que "hoje, o trecho do Evangelho começa assim: ‘Os apóstolos disseram ao Senhor: ‘Aumenta-nos a fé!’. Parece-me que todos nós podemos fazer nossa essa invocação".

"Também nós, como os apóstolos, digamos ao Senhor Jesus: ‘Aumenta-nos a fé!’. Sim, Senhor, a nossa fé é pequena, a nossa fé é fraca, frágil, mas nós a oferecemos a ti como ela é, para que o Senhor a faça crescer".

O Papa perguntou aos milhares de fiéis na Praça de São Pedro: "parece bom para vocês repetir todos juntos isto: "Senhor, aumenta em nós a fé"? Fazemos isso? Todos: Senhor, aumenta em nós a fé! Senhor, aumenta em nós a fé! Senhor, aumenta em nós a fé! Que a faça crescer!".

"E o Senhor o que nos responde? Responde: ‘Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá’".

Francisco indicou que "a semente da mostarda é pequena, mas Jesus diz que basta ter uma fé assim, pequena, mas verdadeira, sincera, para fazer coisas humanamente impossíveis, impensáveis. E é verdade!".

"Todos conhecemos pessoas simples, humildes, mas com uma fé fortíssima, que verdadeiramente move montanhas!".

"Pensemos por exemplo –pediu o Papa– em certas mães e pais que enfrentam situações muito pesadas, ou em certos doentes, inclusive gravíssimos, que transmitem serenidade a quem vai ali visitá-los. Estas pessoas, justamente pela sua fé, não se vangloriam daquilo que fazem, antes, como pede Jesus no Evangelho, dizem: ‘Somos servos como quaisquer outros. Fizemos o que devíamos fazer’".

"Quanta gente entre nós tem esta fé forte, humilde, e que faz tanto bem!", exclamou.

O Santo Padre pediu também que "neste mês de outubro, que é dedicado em particular às missões, pensemos em tantos missionários, homens e mulheres, que para levar o Evangelho superaram obstáculos de todo tipo, deram verdadeiramente a vida".

"Mas isto corresponde a todos. Cada um de nós, na própria vida de cada dia, pode dar testemunho de Cristo, com a força de Deus, a força da fé. A fé pequena que temos, mas que é forte! Com esta força, dar testemunho de Jesus Cristo, ser cristãos com a vida, com o nosso testemunho!".

"E como conseguimos esta força? Nós a conseguimos de Deus, na oração".

A oração, indicou o Papa, "é a respiração da fé: em uma relação de confiança, em uma relação de amor, não pode faltar o diálogo, e a oração é o diálogo da alma com Deus".

"Outubro é também o mês do Rosário, e neste primeiro domingo é tradição recitar a Súplica à Nossa Senhora de Pompeia, Beata Virgem Maria do Santo Rosário".

Francisco indicou que "unamo-nos espiritualmente a este ato de confiança na nossa Mãe e recebamos de suas mãos a coroa do Rosário: o Rosário é uma escola de oração, o Rosário é uma escola de fé".