O Bispo de Santiago del Estero, Dom Juan Carlos Maccarone, chamou os fiéis a ter um “olhar atento às manobras de poderes” que dentro ou fora das instituições “querem esquecer e não respeitar a soberania popular”.

Durante uma Missa celebrada na Catedral, o Prelado lembrou que cada pessoa deve exercer sua liberdade “colocando-a a serviço do bem comum” e acrescentou que  “Santiago não precisa de tutores” que arbitrariamente queiram decidir o destino da cidade, “e menos ainda que queiram impor autoritariamente”.

“Cristo está também em nosso meio abrindo-nos os olhos e entusiasmando nossos corações, para continuar a obra de transformação começada que deve continuar com uma mudança de mentalidade e cultura política de todo cidadão que se preza”, afirmou.

Dom Maccarone indicou que a sociedade deve exigir transparência e eficácia às autoridades “no cumprimento de suas promessas”, para que os esforços realizados “se façam  sobre o mais necessário e urgente”, beneficiem a população e nenhum habitante  “tenha que buscar fora de sua província horizontes melhores”. Além disso, pediu estar vigilantes no “respeito à liberdade” e os direitos das pessoas.

O Prelado indicou que a Páscoa encontra  Santiago del Estero “em uma nova etapa institucional” que traz “a esperança de tempos melhores”, mas indicou que para isso são necessários “corações acesos e entusiasmados" que trabalhem “com grandeza e desprendimento” a favor dos que menos, têm e podem.

Com  respeito aos reclames sociais, explicou que deve existir “mesura para não pedir o impossível” ou a  solução imediata de problemas que têm décadas. Também pediu evitar os conflitos, que são incentivados por interesses “pessoais e setoriais, com olvido do bem comum”.

Dom Maccarone convidou os fiéis a  evangelizar com a liberdade e a alegria “dos filhos de Deus”, para ter a força necessária para “servir à verdade, à qual  Cristo nos consagrou”.