Em uma entrevista publicada hoje pelo jornal italiano La Reppublica, o Papa Francisco expressou as reformas que deseja realizar durante seu pontificado no referente ao poder e ao serviço da Igreja no mundo.

O Santo Padre advertiu que "eu não gosto da palavra narcisismo, indica um amor desmedido por nós mesmos e isto não está bem, pode gerar danos graves não só na alma de quem o sofre, mas também na relação com os outros, com a sociedade onde vive".

"O principal problema é que os mais afetados por isso, que na verdade é uma espécie de desordem mental, são pessoas que têm muito poder. Com frequência os chefes são narcisistas".

Interpelado por seu entrevistador, o cofundador de La Reppublica, Eugenio Scalfari, sobre que "alguns chefes da Igreja o foram", Francisco disse que "sabe o que penso sobre este ponto? Os chefes da Igreja foram com frequências narcisistas, vaidosos e erroneamente estimulados pelos seus cortesãos. A corte é a lepra do papado".

Continuando, o Papa explicou que a Cúria não é a corte do papado, embora nela "provavelmente haja cortesãos".

A Cúria vaticana, disse, "na sua complexidade, é algo diferente. É a que na prática administra os serviços que servem à Santa Sé. Mas tem um defeito: é vaticanocêntrica. Cuida dos interesses do vaticano, que são ainda em grande medida interesses temporais".

"Esta visão centrada no Vaticano descuida o mundo que nos rodeia. Eu não compartilho este ponto de vista e farei o que esteja ao meu alcance para muda-lo".

O Santo Padre indicou que "A Igreja é ou deve voltar a ser a comunidade do povo de Deus e os presbíteros, os sacerdotes, os?bispos?preocupados com as almas, a serviço do povo de Deus".

"A Igreja é isso, uma palavra não surpreendentemente diferente da Santa Sé que tem o seu próprio papel importante, mas que deve estar a serviço da Igreja".

Francisco assegurou que "eu não poderia ter a plena fé em Deus e no Seu Filho se não tivesse me formado na Igreja e tive a sorte de me encontrar, na Argentina, em uma comunidade sem a qual eu não teria tomado consciência de mim mesmo e da minha fé".

Reconhecendo que "não sou Francisco de Assis e não tenho a sua força nem a sua santidade. Mas sou o bispo de Roma e o Papa da catolicidade. Decidi em primeiro lugar nomear um grupo de oito cardeais para que sejam os meus conselheiros. Não cortesãos, mas pessoas sábias e animadas pelos meus mesmos sentimentos".

"Este é o início da Igreja com uma organização não só hierárquica, mas também horizontal".

O Papa ressaltou também durante a entrevista que "a Igreja não se meterá na política".

Francisco também se referiu ao número de cristãos no mundo, assinalados pelo seu entrevistador como "uma minoria".

"Sempre o fomos, mas o tema hoje não é esse", disse Francisco.

"Pessoalmente, penso que ser uma minoria é inclusive uma força. Devemos ser uma levedura de vida e de amor, e a levedura é uma quantidade imensamente menor que a massa das frutas, flores e árvores que surgem da levedura".

O Papa assinalou que "acho que falei antes que o nosso objetivo não é fazer proselitismo, mas escutar as necessidades, desejos, desilusões, desesperos, esperança".

"Devemos restaurar a esperança nos jovens, ajudar os idosos, nos abrir ao futuro, difundir o amor. Pobre entre os pobres. Devemos incluir os excluídos e pregar a paz".

Francisco assinalou que o Concílio "Vaticano II, inspirado pelo Papa João XXIII e Paulo VI, decidiu olhar para um futuro com espírito moderno e aberto à cultura moderna".

"Os Padres Conciliares sabiam que abrir-se à cultura moderna significava o ecumenismo religioso e o diálogo com os não-crentes. Depois se fez muito pouco nessa direção. Eu tenho a humildade e ambição para querer fazê-lo", assegurou.