Depois de um período de preparação e de dois encontros Americanos de Jovens Missionários, em 2002 no Equador, e em 2004 na Venezuela, com a participação delegações jovens brasileiras, será realizado o Primeiro Encontro de Representantes da Juventude Missionária, entre os dias 27 e 30 de maio de 2005, na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil.

Com o objetivo de "Iniciar a organização e a articulação da Juventude Missionária, pensando, sobretudo nas inúmeras crianças, hoje jovens, que iniciam sua formação missionária nos grupos da Infância Missionária, e que desejam continuar seu compromisso com a Missão", o encontro é também uma resposta apelo do Papa João Paulo II a promover ainda mais a iniciativa, considerando que a Igreja é missionária em sua essência.

"Os grupos da Juventude Missionária já são uma realidade - afirma o Padre Daniel Lagni, diretor nacional das POM brasileiras, que indica que diante da ansiedade de muitas pessoas em despertar o interesse dos jovens pela vida missionária, ou prepará-los para a vida missionária, "já estão em andamento diversas iniciativas de caráter louvável em meio aos jovens".

Entretanto, explica Pe. Lagni, ainda há uma carência de um caminho formativo e informativo para a Missão ad gentes. "Neste sentido, as POM querem oferecer sustento, animação e facilitações a fim de que os jovens possam realizar sua vocação de presença profética, ad intra e ad gentes".

O diretor nacional, explica que trata-se de oferecer à Juventude Missionária um serviço de coordenação de apostolado juvenil, no respeito dos carismas e das atividades particulares de cada grupo, com destaque especial para a Missão ad gentes". As POM também têm intenção de encorajar o intercâmbio apostólico de jovens missionários, visando sempre a Missão ad gentes.