Em seu recente visita a Cagliari na Itália, o Papa Francisco teve um especial encontro com os jovens e os exortou de maneira enérgica: "Por favor, não vendam a sua juventude para os que vendem a morte!".

O último encontro da visita pastoral do Papa a Cagliari foi com os jovens que, às 17h30, esperavam-no na Praça Carlo Felici, em um clima de alegria Francisco recordou a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

O Pontífice comentou o relato evangélico da pesca milagrosa, lido pouco antes, convidando os que escutavam a não deixar-se vencer nunca pelo pessimismo ou pelo desânimo. "Quando um jovem não confia na vida -disse-quando perde a esperança" busca um pouco de paz "nos "mercados da morte, os que oferecem um caminho para quando se está triste, sem coragem, sem esperança. Por favor, não vendam a sua juventude para os que vendem a morte! Vocês sabem do que estou falando".

"Confiem em Jesus. E quando o digo quero ser sincero: Eu não venho aqui para vender-lhes uma ilusão; venho para dizer que há uma Pessoa que pode levar vocês adiante; confiem nela. É Jesus e Jesus não é uma ilusão... As dificuldades não têm que assustar vocês... Remem mar dentro e lancem as redes... A palavra do Senhor encheu as redes e... fez eficaz o trabalho missionário dos discípulos. Seguir Jesus exige esforço, significa não se contentar com metas pequenas, mas apontar para o alto, com coragem".

"Quando parece que tudo está parado, quando os problemas pessoais se inquietam, quando o mal-estar social não encontra as respostas adequadas, não se pode dar-se por vencidos. O caminho é Jesus: fazer que suba ao nosso barco e remar mar dentro com Ele... porque com Jesus tudo muda. Sem fazer muitos cálculos humanos e sem se preocupar de verificar se a realidade que lhes rodeia coincide com as suas seguranças. Mar dentro e saiam de vós mesmos; saiamos do nosso pequeno mundo para nos abrir a Deus e cada vez mais aos irmãos".

Como no dia 21 de setembro fez 60 anos que o Papa, que então tinha 17, sentiu a vocação sacerdotal, Francisco relatou que nunca se arrependeu da decisão que tomou porque "inclusive nos momentos mais escuros, nos momentos do pecado, da fragilidade, do fracasso, olhei para Jesus e confiei n`Ele e nunca me deixou só".

Antes de concluir o encontro, com a bênção final, o Santo Padre recordou o atentado suicida que aconteceu ontem ao meio-dia à saída de uma Igreja em Peshawar (Paquistão). "Existem escolhas erradas porque são escolhas de destruição. Hoje no Paquistão por uma escolha errada, de ódio, de guerra houve um atentado e morreram 70 pessoas. Este caminho não funciona, não serve. O único caminho é o da paz, que constrói um mundo melhor. Mas se não o fizerem vocês, ninguém mais o fará. Este é o problema, e esta é a pergunta que deixo: 'Estou disposto a enveredar por um caminho para construir um mundo melhor?’".

"E rezemos um pai-nosso por todas as pessoas que morreram neste atentado... Que a Virgem nos ajude sempre a trabalhar por um mundo melhor, a escolher o caminho da paz e nunca o da destruição e da guerra!".