Segundo informaram hoje os canais de comunicação da Santa Sé e da Nunciatura Apostólica no Brasil, nesta quarta-feira, 19, o Santo Padre nomeou como Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre Dom Jaime Spengler, O.F.M., até o momento bispo Auxiliar da mesma.

Dom Spengler nasceu em 6 de setembro de 1960 na cidade de Gaspar (SC). Foi ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990. Estudou Filosofia em Campo Largo e em Roma e Teologia no Convento do Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis. O novo arcebispo também estudou Instituto Teológico de Jerusalém em Israel.

Atualmente, desempenha o cargo de Vigário Episcopal para a Região de Gravataí, da Arquidiocese de Porto Alegre. Em 25 de junho de 2011 foi escolhido para integrar a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, sendo o Bispo Referencial para a Vida Consagrada no Brasil.

Durante a 49ª Assembleia Anual do Episcopado Brasileiro em Aparecida, em maio de 2013, foi escolhido pelos bispos do Rio Grande do Sul para ser a Pastoral da Educação e Cultura, no Regional Sul-3 da CNBB. Atualmente também é membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Bispo responsável pela subcomissão para a Vida Consagrada da CNBB e Presidente da Comissão Regional dos Presbíteros do Regional Sul 3 da CNBB.

Em mensagem aos fiéis da Arquidiocese da capital gaúcha, Dom Spengler afirmou: “Inicia-se agora para mim, uma nova etapa de vida! Uma nova etapa ainda mais vigorosamente inserida no cotidiano da vida desta Igreja Particular, presente em Porto Alegre. Como Pastor desta Igreja, me disponho a empenhar o melhor de minhas forças em prol da “Salus” (salvação, saúde!) desta porção do Povo de Deus. (...) Creio que todos juntos e unidos, haveremos de continuar a nos empenhar por construir uma Igreja mais acolhedora, vigorosa, viva, alegre, missionária e evangelizadora”.