O Papa Francisco viajará o próximo dia 22 de setembro a Cagliari, na ilha italiana da Sardenha, como já havia anunciado no passado mês de abril quando afirmou que entre a cidade de Buenos Aires e Cagliari existe uma irmandade antiga.

Naquela oportunidade o Santo Padre disse que "quando foi fundada a cidade de Buenos Aires seu fundador queria chamá-la ‘Cidade da Santíssima Trindade’, mas os marinheiros que o tinham levado até lá eram sardos e queriam que a cidade se chamasse ‘Cidade da Virgem da Bonária’".

"Houve uma discussão entre um e outros e ao final chegaram a um compromisso, mas o nome da cidade ficou muito longo: ‘Cidade da Santíssima Trindade e Porto de Nossa Senhora da Bonária’. Mas, claro, era tão longo que ficaram somente as últimas palavras: Bonária, Buenos Aires, em lembrança de sua imagem da Virgem da Bonária".

O Papa sairá às 7h30 do aeroporto romano de Ciampino e seu avião aterrissará 45 minutos mais tarde no de Mario Mameli. Às 8h45 na cidade de Cagliari, encontrará os representantes do mundo do trabalho e pronunciará um discurso; depois saudará as autoridades da ilha e no santuário de Nossa Senhora da Bonária saudará os doentes e celebrará a Santa Missa às 10h30.

Às 13h almoçará com os bispos da Sardenha no Seminário Pontifício Regional de Cagliari e às 15h, na catedral se encontrará com os pobres e os prisioneiros.

Uma hora mais tarde, na Sala Magna da Pontifícia Faculdade Teológica, verá os representantes do mundo da cultura e às 17h, no final da representação "Lança a tua rede", terá um encontro com os jovens no Largo Carlo Felice.

O Papa deixará Sardenha às 18h30 e retornará ao Vaticano às 19h30.