O Arcebispo siro-católico de Hassaké-Nisibi (Síria), Dom Behnam Hindo, escreveu uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, solicitando que não prossiga com seus planos de uma intervenção armada no seu país recordando que o mundo não quer a guerra.

Na carta o Prelado afirma que "é pela paz que me dirijo a você, a nossa paz. É contra a guerra que lhe escrevo, a sua guerra".

A diocese de Dom Hindo se encontra na província de Jazira na Síria, em uma região que –escreve o Arcebispo– está imersa em um bloqueio onde um milhão e meio de pessoas sofrem "as torturas da guerra, a destruição e a falta de tudo".

Na carta, enviada também à agência Fides, Dom Hindo critica duramente o caminho empreendido pelo governo dos Estados Unidos. O Arcebispo expressa suas dúvidas também sobre as provas do uso de armas químicas por parte do regime de Assad exibidas pelos EUA para convencer à comunidade internacional da necessidade de uma intervenção armada.

O conselho que dá ao presidente dos Estados Unidos é "esperar" os resultados da Comissão da ONU.

Além disso, o Prelado sírio pede ao mandatário "economizar os massacres, a destruição e mais sofrimento. Eu escrevo àquele em cujo nome ressoa a palavra 'baraka', quer dizer 'bênção' (...). Bênção para a sua grande nação, paz fruto de bênçãos para o meu povo. Estes são meus desejos. Que agora estão nas mãos de um Prêmio Nobel da Paz".