Reunidos em seu capítulo geral que celebram em Roma até o dia 20 de setembro, os agostinianos elegeram ontem como seu novo Prior Geral o sacerdote Alejandro Moral Antón, que sucederá o Padre Robert Prevost que ocupou o cargo durante dois períodos de seis anos desde 2001.

O novo Prior foi eleito na manhã de ontem em Roma durante os trabalhos do Capítulo Geral que começou no dia 28 de agosto com a Missa que presidiu o Papa Francisco na Basílica de Santo Agostinho.

O Padre Moral faz parte do Conselho Geral desde 2001. Além disso, foi vigário geral, conselheiro e procurador geral. O 97° Prior Geral dos agostinianos foi eleito pelos religiosos reunidos no Instituto Patrístico Augustinianum.

Durante o último mandato do Padre Prevost, o Padre Moral foi responsável pela Secretaria Justiça e Paz, ajudou também a organizar o congresso internacional de leigos agostinianos em 2012.

A Cúria Geral de Santo Agostinho informa de Roma que o Padre Michael Di Gregorio, Presidente do Capítulo Geral, fez o anúncio da eleição efetuada neste dia 4 de setembro "em que a Ordem celebra a nossa Padroeira, a Mãe da Consolação".

"Peço a todos os Irmãos e Irmãs da Ordem, e a todas as comunidades, que elevem orações de ação de graças e súplicas para que o Padre Alejandro seja abençoado com sabedoria e fortaleza para nos guiar e nos inspirar nos próximos anos".

A ordem dos agostinianos tem como pai espiritual a Santo Agostinho, doutor da Igreja. Foi fundada em 1244 "para viver e promover o espírito de comunidade assim como era vivido pelas primeiras comunidades cristãs".