Em sua mensagem ao Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, com ocasião da realização de 28 a 30 de agosto em Milão (Itália), da 13ª edição do Simpósio intercristão, com o tema "A vida dos cristãos e o poder civil. Questões históricas e perspectivas atuais no Oriente e Ocidente", o Papa Francisco destacou a importância de que a Igreja e o poder civil colaborem "pelo bem integral da comunidade humana".

O evento é organizado pelo Instituto Franciscano de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Antonianum e pelo Departamento de Teologia da Faculdade Teológica Ortodoxa da Universidade Aristóteles de Salônica, em colaboração com a Universidade Católica do Sagrado Coração.

Em sua missiva, enviada ao Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, o Santo Padre expressou sua alegria pela realização do evento, que tem como objetivo aprofundar no conhecimento das tradições teológicas e espirituais do Oriente e Ocidente, assim como cultivar relações fraternas de amizade e estudo entre os membros das duas instituições educativas.

Ao refletir sobre o tema do simpósio, o Papa assegurou que "se encaixa bem no contexto das múltiplas iniciativas que visam comemorar o 17º centenário da promulgação do Edito Constantiniano", e assinalou que "a decisão histórica, com a qual foi decretada a liberdade religiosa para os cristãos, abriu novos caminhos para a difusão do Evangelho e? contribuiu de maneira determinante para o nascimento da civilização europeia".

Recordar esse evento, assinalou Francisco, permitirá refletir sobre "a forma como o mundo cristão se relacionada com a sociedade civil e com as autoridades que a presidem".

"Estas modalidades se desenvolveram ao longo da história, em contextos diferentes, conhecendo significativas diversificações no Oriente e no Ocidente. Ao mesmo tempo, foram mantidos alguns tratos fundamentais, tais como a crença de que o poder civil tem o seu limite perante a lei de Deus, a reivindicação? do justo espaço de autonomia da consciência".

O Santo Padre expressou sua confiança em que este Simpósio "trará abundantes frutos para o progresso da pesquisa histórica e a compreensão mútua entre as diferentes tradições".

"Asseguro a minha recordação na oração e cordialmente invoco a bênção apostólica sobre aqueles que contribuíram para a organização da conferência e sobre todos aqueles que estão participando".