O Papa João Paulo II saudou esta quarta-feira desde a janela do seu estúdio que aparece no Praça São Pedro, e embora tentou brevemente falar, abençoou e cumprimentou silenciosamente à multidão.

O Santo Padre apareceu na sua janela pouco depois das 11, e permaneceu ao redor de quatro minutos; enquanto os milhares de fiéis reunidos no dia em que tradicionalmente se celebra a audiência geral o cumprimentaram e aclamaram com entusiasmo. Um ajudante pontifício leu diversas saudações em italiano, alemão e polonês e o Papa abençoou a todos ao final da leitura.

"Saúdo os peregrinos de língua italiana -diz a mensagem de João Paulo II- especialmente aos meninos e meninas da diocese de Milão que vieram ao túmulo de Pedro para manifestar sua fé em Cristo morto e ressuscitado. Que a amizade com Jesus, nosso redentor, ilumine sempre nossa vida! Permaneçam unidos a Ele, mediante a escuta de sua palavra e a participação ativa no banquete eucarístico. Sede suas testemunhas fiéis, especialmente em meio de seus coetâneos".

"Renovo a todos com afeto os bons desejos da Páscoa ", proseguiu o leitor

Aos peregrinos alemães, o Papa escreveu: "Que a paz do Ressuscitado esteja sempre convosco".

Finalmente, através do seu ajudante, o Papa agradeceu aos seus compatriotas poloneses por sua "presença, sua benevolência e sua companhia na oração. Penso com gratidão em todos meus compatriotas, dentro e fora dessa nação. Minha bênção para todos".