Depois das fortes inundações que a Índia sofreu desde junho deste ano, a Cáritas Espanha se mobilizou para ajudar mais de 3.000 famílias de 60 aldeias das zonas mais afetadas no norte deste país.

Trata-se de uma resposta ao urgente chamado feito pela Cáritas Índia, através da Caritas Internationalis, para ajudar a recuperação das aldeias do estado de Uttarakhand, o mais afetado pelas chuvas torrenciais que estão afetando o país há mais de dois meses.

Este ano as chuvas torrenciais originadas pelas monções (fortes ventos que provocam chuvas torrenciais), e que afetam o país de maneira periódica, estão sendo especialmente destrutivos para a zona norte. Em junho deixaram na zona de Uttarakhand e nos estados vizinhos graves inundações e deslizamentos de terra nos que morreram 6.500 pessoas e afetaram mais de 100.000. Recentemente, depois de outra chuva de monção pela região de Jammu, 10 pessoas morreram e centenas foram obrigadas a deslocar-se.

A força destas chuvas destruiu infraestruturas de comunicação, estradas, edifícios e colheitas e causou a morte de gado e animais de granja. Também começaram a propagar-se doenças infecciosas causadas pela contaminação das águas.

Por isso, as pessoas afetadas pelas inundações estão recebendo materiais de emergência, como lonas, mantimentos e remédios graças à ajuda da Cáritas Espanha que também lhes proporcionará material para a construção de refúgios para mais de 3.000 famílias de 60 aldeias do norte da Índia que vive principalmente da agricultura, da criação de gado e que normalmente têm graves dificuldades para acessar as fontes de água seguras, atenção médica ou serviços educativos, algo que se viu aumentado depois das chuvas.

Também está prevista a criação de acampamentos, a oferta de serviços médicos, a recuperação dos meios de vida das populações danificadas e o início do programa de redução do risco por desastres naturais.