O Papa João Paulo II nomeou no dia 24 de março o padre Joaquim Justino Carreira como novo bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de São Paulo, acolhendo a solicitação do Cardeal Cláudio Hummes, de poder contar com a colaboração de um bispo auxiliar.

Pe Joaquim, até agora vigário geral da diocese de Jundiaí (SP), será bispo titular de "Cabarsussi" e auxiliar na arquidiocese de São Paulo (SP)  A ordenação episcopal será dia 21 de maio, às 16 horas, no Ginásio de Esportes "Nicolino de Lucca", da cidade de Jundiaí. Dom Cláudio presidirá a concelebração eucarística de sagração, auxiliado por Dom Osvaldo Giuntini, bispo de Marília e por Dom Gil Antônio Moreira, bispo de Jundiaí.

"A eleição de Monsenhor Joaquim é para todos uma grande bênção, já que ele é um dos primeiros padres ordenados na Diocese, pelo saudoso e santo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, nosso primeiro bispo e um sacerdote excelente", comentou Dom Gil à imprensa local.

Segundo Dom Gil, para onde quer que vá Dom Joaquim os desafios serão muitos e de todas as ordens, sociais, pastorais e religiosos, afirmou. "Sei, porém, que Monsenhor Joaquim encontrará, da mesma forma, uma igreja viva, atuante e de muito valor", completou. "E que é um homem acostumado a vencer os desafios, em Jesus Cristo".

Dom Joaquim se disse surpreso, e afirmou estar disposto  "a fazer aquilo que for preciso, onde quer que Deus me coloque", concluiu. O lema de Dom Joaquim será "Pax Vobis - A Paz Esteja Convosco!", exortação de Jesus a seus discípulos em sua primeira aparição ressuscitado.

Novo Bispo

Dom Joaquim Justino Carreira nasceu em 24 de janeiro de 1950, em Portugal, na província de Leiria. Estudou filosofia nas Faculdades Anchieta, em São Paulo e Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália (1973-1976). Fez formação pastoral complementar na Faculdade Nossa Senhora Assunção, em São Paulo. Mestrado, na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma e Mestrado em Matrimônio e Família, no Pontifício Instituto para a Família, em Roma (2000 a 2002).

Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1977, por Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí. Incorporação de Monsenhor Capelão de Sua Santidade João Paulo II: 06 de agosto de 1990.

Como presbítero se desempenhol como vigário paroquial desde 1977 da paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Jundiaí; vigário cooperador, desde 1977 da catedral Nossa Senhora do Desterro;  De junho de 1983 a dezembro de 1984 pároco  da paróquia São Sebastião em Itupeva (SP); administrador paroquial, da catedral Nossa Senhora do Desterro Jundiaí; vigário paroquial, de 1986 a 1988, da paróquia Nossa Senhora do Carmo, Jundiaí-Mirim, catedral Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Rosário - Campo Limpo Paulista. Foi responsável, desde 1987 a 1992, da igreja São Francisco de Assis em Campo Limpo Paulista e de 1992 a 2000 pároco da catedral Nossa Senhora do Desterro.

Atualmente é membro do Conselho de Consultores; Membro do Conselho de Presbíteros; Coordenador do Movimento de Valorização Humana em São Paulo; Assistente e Pregador do Retiro Anual para leigos; Diretor Espiritual da Pastoral da Mulher Marginalizada desde 1983. Diretor Espiritual de Moradores de Rua e do SOS: desde 1955; Vigário Episcopal das Regiões Pastorais VI, VII e VIII da Diocese: desde 2002; Administrador da Paróquia Jesus de Nazaré - Cabreúva, desde 01 de outubro de 2004; Vigário Geral da Diocese de Jundiaí, desde 03 de abril de 1989.