Apesar de vê-lo como “um homem doente e ancião”, o Bispo de Mondoñedo Ferrol, Dom José G Escolano, pediu ao Papa João Paulo II que não renuncie a seu serviço como Pontífice, a quem lhe atribui “uma vontade de ferro e com um desejo de ficar em contato com o povo, embora a enfermidade o impeça”.

O Santo Padre não deve retirar-se posto que, “o Senhor o pôs aí para reger a Igreja e quando chegar seu momento já disporá”, disse Dom G Escolano em declarações a Radio Lugo.

O Prelado declarou perceber a figura do Papa “como a força do espírito dentro da vida da Igreja”, a pesar do “estado deteriorado que apresenta” sua saúde.

“Por um lado dá pena vê-lo, por outro vendo essa realidade, desejo e esforço que está fazendo, com essa claridade mental”, destacou o Bispo.

Terri Schiavo

Por outro lado, e em relação ao caso de Terri Schindler Schiavo, Dom G Escolano considerou que se trata de uma “questão de alimentá-la”, por isso concluiu que “desconectá-la é matá-la de fome”. O que tentam com esta mulher é “um absurdo”, precisou.

Do mesmo modo, o Prelado pediu a re-inserção do tubo de alimentação e hidratação e recordou o caso de um vizinho dele, em Valência, que permaneceu neste estado cerca de sete anos. “Alimentavam-no e seria muito mal visto abandoná-lo a sua própria morte, morte de fome”, destacou.