Nesta manhã o Papa Francisco assinalou que "não há paz sem diálogo" e explicou que este é o caminho diante das dificuldades e dos conflitos, uma cultura que promova o encontro, o conhecimento do outro e permita que as pessoas dialoguem sem brigar.

Assim o indicou o Santo Padre em seu discurso a um grupo de estudantes e professores do colégio japonês Seibu Gauken Bunri Júnior High School, de Tokyo.

O Papa disse que "conhecer outras pessoas, outras culturas sempre nos faz muito bem, nos faz crescer. E isto por que? Porque se nós estamos isolados em nós mesmos, temos somente aquilo que temos, não podemos crescer culturalmente; em vez disso, se nós vamos encontrar outras pessoas, outras culturas, outros modos de pensar, outras religiões, nós saímos de nós mesmos e começamos aquela aventura tão bela que se chama ‘diálogo’".

Francisco explicou que "o diálogo é muito importante para a própria maturidade, porque no confronto com a outra pessoa, no confronto com as outras culturas, também nos confrontos com outras religiões, a pessoa cresce, cresce, amadurece. Certo, há um perigo: se no diálogo alguém se fecha e se irrita, pode brigar; é o perigo de brigar, e isto não é bom porque nós dialogamos para nos encontrar, não para brigar".

"E qual é a atitude mais profunda que devemos ter para dialogar e não brigar? A mansidão, a capacidade de encontrar as pessoas, de encontrar as culturas, com paz; a capacidade de fazer perguntas inteligentes: ‘Mas por que você pensa assim? Por que esta cultura faz assim? Ouvir os outros e depois falar. Primeiro ouvir, depois falar. Tudo isto é mansidão".

"E se você não pensa como eu – mas sabe… eu penso de maneira diferente, você não me convence – mas somos amigos mesmo assim, eu ouvi como você pensa e você ouviu como eu penso. E sabem de uma coisa, uma coisa importante? Este diálogo é aquilo que faz a paz. Não se pode ter paz sem diálogo. Todas as guerras, todas as lutas, todos os problemas que não se resolvem, com os quais nos deparamos, existem por falta de diálogo. Quando há um problema, diálogo: isto faz a paz".

Isto, concluiu o Pontífice, "é o que desejo a vocês neste caminho de diálogo: que saibam dialogar; como pensa esta cultura, que belo isto, isto não me agrada, mas dialogando. E assim se cresce. Desejo isto a vocês e desejo uma boa viagem a Roma. Desejo o melhor para vocês, para a sua escola, para as suas famílias. Deus abençoe vocês todos. Obrigado".

Ao final do encontro, uma jovem com dupla nacionalidade, japonesa e italiana, agradeceu ao Pontífice "de ter a possibilidade de encontrá-lo e escutar as suas palavras", e lhe assegurou que "de agora em diante colocaremos em prática na nossa vida aquilo que escutamos do senhor".

Por último a delegação entoou o hino de sua escola: "São bons cantando! Também está o princípio de reciprocidade no diálogo: quando a gente diz uma coisa, o outro deve dizer outra. Mas eu não sei cantar, não sei!", concluiu o Papa Francisco brincando.

?