A atual campeã mundial de salto com vara Yelena Isinbayeva exigiu aos atletas estrangeiros que participam do mundial de atletismo Moscou 2013, respeitar as leis da Rússia, entre elas a atual lei que proíbe a promoção da homossexualidade.

No dia 15 de agosto, a atleta russa criticou a atitude da atleta sueca Emma Green, que competiu com as unhas pintadas com as cores do arco íris em apoio à comunidade gay da Rússia e para manifestar seu protesto contra a recente lei.

A crítica de Isinbayeva levantou os protestos dos grupos pró-gay, por isso a atleta russa emitiu nesta sexta-feira um comunicado no que adverte que suas palavras podem ter sido mal interpretadas como se fossem um ataque às pessoas homossexuais.

"O inglês não é a minha primeira língua e acho que fui mal interpretada quando falei. O que quis dizer é que as pessoas deveriam respeitar as leis de outros países, sobretudo quando estão de visita neles", assinalou. "Quero deixar claro que respeito o ponto de vista de meus companheiros atletas e destacar nos termos mais rotundos que estou contra qualquer discriminação contra os gays por razão de sua sexualidade", acrescentou.

A tricampeã mundial tinha considerado as críticas à lei como uma "falta de respeito" para com a Rússia. "É uma falta de respeito para com o nosso país, para com os nossos cidadãos, porque nós somos russos. Talvez diferentes a outros europeus, mas temos uma lei que tem que ser respeitada", assinalou.

Indicou que quando viaja a outros países respeita suas leis. "Não tentamos impor nossas leis aonde vamos, mas nos mostramos respeitosos", acrescentou.

Do mesmo modo, disse que na Rússia "estamos contra sua promoção (da homossexualidade), não, obviamente, contra a livre eleição de cada pessoa. É sua vida, é sua eleição, seus sentimentos, mas estamos contra sua promoção e eu apoio o Governo".