O Papa Francisco tocou o coração de Gianluigi Buffon. O capitão da Juventus F. C., da Seleção Italiana de Futebol e, por vários anos melhor goleiro do mundo, maravilhou-se ante a grande humildade e humanidade do Pontífice. Ele pediu aos jogadores que rezassem por ele durante uma audiência no Vaticano no último dia 13 de agosto.

"O fato de que ele tenha nos pedido como discípulos rezar por ele é o enésimo sinal de humildade e de humanidade, é uma figura que representa a Igreja, e que está aquecendo os corações de todos os fiéis e também daqueles que tinham se afastado", assegurou Buffon na conferência de imprensa com os jornalistas, celebrada na Casina Pio VI do Vaticano, depois de cumprimentar o Papa.

O jogador explicou também que "certamente entre as nossas partidas e a sua ‘partida’ –a do Papa-, há claramente uma grande diferença de dificuldade e de compromisso".

Buffon chegou ao Vaticano acompanhado pela Seleção Italiana e pela Seleção Argentina de Futebol –liderada pelo seu capitão Lionel Messi-. Os dois astros do futebol visitaram a cidade eterna com ocasião do amistoso que disputaram no Estádio Olímpico de Roma em homenagem ao Pontífice argentino.

O goleiro da Juventus FC expressou em nome de toda a sua equipe estar muito orgulhoso do Santo Padre, e assegurou que o encontro "ficará nas nossas mentes e corações para sempre".

"Ter a honra de participar na audiência com este Papa é realmente algo gratificante que nos faz sentir de maneira especial", e "pela primeira vez vi uma pessoa ter mais êxito que Messi, e isto é um grande gesto de normalidade, e é algo que se agradece hoje em dia", acrescentou brincando.

Buffon está atualmente casado pela Igreja com a modelo tcheca Alena Seredova, com quem tem dois filhos. Reconhece-se católico e sua visita em julho de 2012 ao Santuário da Virgem de Medjugorje, na Bósnia-Herzegovina, foi notícia.

O goleiro italiano está incluído na lista de "Jogadores de futebol FIFA 100", que inclui o nome dos melhores jogadores de futebol vivos do mundo. Além disso, recebeu a Bola de Prata, o prêmio ao goleiro do ano na Série A, entre outros. Foi eleito o "Melhor Goleiro do Mundo dos últimos 25 anos" e "Melhor Goleiro do Mundo da 1ª Década do Século XXI" pela Federação Internacional de História e Estatística de Futebol.