Hoje a Igreja Católica celebra a solenidade da Assunção da Virgem em corpo e alma ao Céu. Este dogma que afirma a elevação do corpo de Maria à glória celeste foi aprovado pelo Papa Pio XII com a bula Munificentissimus Deus em 1º de novembro de 1950.

Ao definir o dogma da Assunção, se proclama, define e declara que a Imaculada Mãe de Deus sempre Virgem Maria, é assunta ao Céu. Pio XII não quis usar o termo "ressurreição" e tomar posição com respeito à questão da morte da Virgem como verdade de fé.

A Munificentissimus Deus assinala que "do consenso universal do Magistério ordinário da Igreja deduz-se um argumento certo e seguro para demonstrar que a assunção corpórea da Santíssima Virgem Maria ao céu (...) é uma verdade revelada por Deus e, por essa razão, todos os filhos da Igreja têm obrigação de a crer firme e fielmente.» (AAS 42 [1950], 757).

O Bispo Emérito de Roma, Bento XVI, no ano 2010 expressou em uma homilia que na Assunção contemplamos a Maria que "abre à esperança, a um futuro cheio de alegria e nos ensina o caminho para alcançá-lo (…) Maria, a arca da aliança que está no santuário do céu, indica-nos com claridade luminosa que estamos em caminho para nossa verdadeira Casa, a comunhão de alegria e de paz com Deus".

Já o beato João Paulo II o explicava em uma de suas catequeses em 2 de julho de 1997 "A Assunção é, por conseguinte, o ponto de chegada da luta que comprometeu o amor generoso de Maria na redenção da humanidade e é fruto de sua participação única na vitória da cruz".

Na bula de Pio XII, a Assunção nos mostra a união de Maria à obra redentora de Cristo. "Por isso, da mesma maneira que a gloriosa ressurreição de Cristo foi parte essencial e último troféu desta vitória, assim a luta da bem-aventurada Virgem, comum com seu Filho, tinha que concluir com a glorificação de seu corpo virginal". (AAS 42 [1950], 768).

A Assunção indica o fim do peregrinar da Virgem neste mundo, agora gloriosa no céu intercede por nós ante seu Filho.

Antes da definição do dogma, já existiam inumeráveis imagens referidas a esta solenidade e também havia vários Templos consagrados a Maria Assunta.