O Consulado Geral de Cuba em Madri (Espanha) negou à representante das Damas de Blanco na Europa, Blanca Reyes, a permissão de entrada à ilha solicitada pela dissidente em 22 de julho deste ano para ver o seu pai de 93 anos, que se encontra muito doente na região cubana de Sancti Spíritus.

"Meu pai tem 93 anos e está muito doente. Eu gostaria de vê-lo antes de sua morte", explicou Reyes ao Diário de Cuba. Indicou que seu pai lhe disse por telefone que "o que queria era me tocar antes de morrer, mas agora não me deixam viajar".

Reyes disse que foi "uma humilhação" ter que apresentar-se no consulado para solicitar permissão para entrar em seu próprio país. "A reforma migratória é uma farsa. Eu não matei ninguém, simplesmente pertenço a um grupo pacífico de mulheres", assinalou a dama de blanco.

Blanca Reyes é esposa do ex-prisioneiro da Primavera Negra, Raúl Rivero. Ambos se encontram exilados na Espanha desde novembro de 2004.

As Damas de Blanco são um grupo de mulheres que reclamam de forma pacífica ao governo a liberdade dos seus seres queridos.