O Papa Francisco exortou a dar às crianças, adolescentes e jovens, "o melhor que temos: Cristo, Salvador e Amigo que nunca falha", em uma carta enviada em ocasião dos 200 anos da conclusão da construção da Catedral Metropolitana do México.

 

No texto divulgado pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), o Santo Padre escreve: "assumamos também o desafio de olhar para o futuro com esperança. Que ninguém nos roube a esperança! Alimentemo-la, vindo ao primeiro templo diocesano. A Palavra de Vida que ressoa na Catedral Metropolitana do México tem que prolongar-se no futuro, tem que enraizar-se no coração das crianças, dos adolescentes e jovens".

"Eles são uma janela aberta à ilusão e ao entusiasmo. Temos que dar-lhes o melhor que temos: Cristo, Salvador e Amigo que nunca falha. Isto compete, acima de tudo, aos pais e mães de família, que têm na educação cristã de seus filhos a maior de suas obrigações, da qual não podem cansar-se, e que têm que realizar contando não somente com as suas energias, mas, sobretudo, apoiados na oração".

Na missiva dirigida ao Cardeal Norberto Rivera, Arcebispo Primado do México, o Papa assinala que "da história deste templo podemos tirar lições para nossa vida cristã. Quantas pessoas o terão visitado para encontrar-se com o Senhor! Suas pedras são testemunhas silenciosas de muitos que entraram nele para abrir seu coração a Deus, pedir seu perdão, suplicar favores, louvá-lo e exaltá-lo por todo o amor que nos manifesta todos os dias".

"Recolhamos o melhor dessa herança espiritual e continuemos elevando nossos corações ao céu nesta casa, que é a de Deus e a de todos os que fazem parte da grande família diocesana", exortou Francisco.

"Mas não se trata somente de olhar para trás. Uma oportunidade como esta tem que converter-se em um forte estímulo espiritual para assumir com alegria a grande tarefa que todo batizado tem hoje de ser discípulo e missionário de Jesus Cristo"

Na Catedral, assinala o Pontífice, que é o "coração da diocese, o Bispo realiza a ação mais venerada e Santa que se pode realizar: a Eucaristia, memorial da Morte, Paixão e Ressurreição de Nosso Senhor. Participemos dela com devoção, e tiremos da Mesa do Senhor a força para dar testemunho em qualquer lugar do amor que Deus nos tem, em qualquer ambiente onde nos encontremos e com todos os que nos rodeiem, em especial os mais desfavorecidos".

O Papa encomenda todos seus bons desejos à Virgem de Guadalupe para que ela seja "bússola e estrela que conduza a Cristo, fruto de seu ventre. Que Ela custodie com a sua proteção e mantenha fiéis no caminho da santidade a todos os sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e fiéis dessa comunidade arquidiocesana".

"Querido Irmão, peço-te, por favor, que reze e faça rezar por mim nessa Catedral. Eu preciso muito", conclui.