O Bispo de São Sebastião (Espanha), Dom José Ignacio Munilla, foi um dos treze prelados espanhóis que viajaram a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e afirmou que desde o início "houve uma grande conexão" entre os peregrinos e o Papa Francisco.

Em declarações ao Grupo ACI, o Prelado recordou os momentos que viveu no Brasil e as principais contribuições que a JMJ do Rio deu aos jovens.

"Está claro que entre os jovens e o Papa Francisco houve desde o primeiro momento um grande ‘feeling’", afirmou Dom Munilla. Indicou que isto "possibilita no futuro a abertura necessária para o seguimento e a recepção do magistério que vá desenvolvendo o Papa. De fato, chamou-me a atenção o comprovar que muitos jovens assistentes a JMJ voltaram para suas casas, com o desejo de reler com mais atenção os discursos que o Papa lhes tinha dirigido".

Outro dos pontos que o Bispo de São Sebastião qualifica como imprescindível durante esses dias foi o "chamado ao apostolado". "Tanto o lema deste encontro, como as catequeses e os discursos do Papa -explica Dom Munilla-, giraram em torno da necessidade do apostolado: ‘Ide e anunciai o Evangelho’. Em um de seus discursos, o Papa Francisco recordou aos jovens que eles são o melhor instrumento para chegar a outros jovens. É incalculável o efeito expansivo que possa chegar a ter os três milhões de jovens que ali se concentraram, unidos aos que desde seus países se uniram de diversas formas a esta JMJ".

Durante a JMJ, bispos de todo o mundo deram catequeses. Entre eles estava Dom Munilla. "A JMJ de Madri deu a grande contribuição do YouCat. O efeito desta difusão da versão juvenil do Catecismo foi muito notório na Europa nestes dois anos. Pois bem, no Rio de Janeiro se renovou e se potencializou esta aposta pela formação. O Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, fez público a todo o auditório de Copacabana que na JMJ do Rio foram distribuídos gratuitamente um milhão de exemplares do YouCat", indicou.

Mas especialmente o Bispo de São Sebastião assegura que depois da JMJ do Rio, o convite a abraçar a cruz e à opção pelos mais pobres é um dos pontos mais fortes.