A Igreja em Rosário (Argentina) iniciou ontem uma operação de emergência com o fim de poder ajudar os danificados da trágica explosão ocorrida nesta semana no centro da cidade que cobrou 10 vítimas mortais, 63 feridos e 13 desaparecidos.

O Arcebispo de Rosário, Dom José Luis Mollaghan, junto com outros sacerdotes de paróquias próximas, desde o dia do acidente estão acompanhando os feridos e seus familiares, particularmente com os sacramentos. Na tarde de ontem, percorreram os hospitais e os centros onde se oferece informação (Jujuy e Oroño) e contenção (Balcarce e São Luis).

Unindo esforços, a Comissão Arquidiocesana de Jovens convocou todos os integrantes da Ação Católica para que se aproximem para oferecer sua ajuda no que seja necessário na Faculdade de Ciências Médicas da cidade. Para doações de sangue, devem comunicar-se ao CEMAR: (0341) 480-2555, conforme informou a agência AICA.

Também Caritas Rosário, pediu o apoio das paróquias e comunidades religiosas para que comuniquem ao arcebispado ou ao sacerdote Fabián Belay (0341) 15-348-3540, a disponibilidade em seus lares para receber as famílias que não podem voltar para suas casas.

O Arcebispado divulgou que a missa de ontem celebrada em honra a São Caetano na Praça da Liberdade foi oferecida pelas vítimas mortais, pelos feridos e seus familiares.

Assim mesmo, assinalaram que "encomendamos à Virgem Maria aos pés da cruz, todos os danificados nesta tragédia, as famílias e a nossa Cidade; confiando em Jesus Cristo nosso consolo, nossa força e esperança".