A confusa guerra civil que aflige à população síria há vários anos não evitou que centenas de jovens cristãos celebrassem um encontro espiritual em sua terra para estar em comunhão com os milhões de católicos que participaram da recente Jornada Mundial da Juventude.

No último dia 28 de julho também 850 cristãos da cidade de Alepo se reuniram para celebrar um dia de oração em comunhão com os peregrinos que participaram em Copacabana junto com o Papa Francisco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013.

Conforme informou a agência vaticana Fides, os jovens pertenciam a todas as comunidades cristãs do país e o encontro serviu "custodiar juntos a esperança, apesar do sofrimento e da fadiga que marcam sua condição cotidiana".

O encontro se realizou apesar da guerra civil sem nenhuma medida de proteção ou de autodefesa organizada, no Centro da Juventude George e Matilde Salem. Foi animado pelos Padres Salesianos no distrito de al-Sabeel, onde compartilharam uma jornada de reflexão, oração, discussão e entretenimento. "E graças a Deus, tudo saiu bem", explicou à Fides o Bispo armênio-católico Boutros Marayati depois de participar do encontro.

"Estou maravilhado ao ver tantos jovens sem medo, em uma cidade desfigurada pela guerra. Todos testemunhavam uma paz interior que certamente é um dom do Senhor. Em muitos, a longa crise e o sofrimento vivenciado de perto, por tanto tempo, suscitaram um olhar lúcido e profundo para as coisas que podem salvar e redimir a vida, em qualquer condição".

"Reforçou-se a percepção do carinho de Jesus por cada um, e muitos começam a pensar em consagrar-se ao Senhor na oração e no serviço aos irmãos. Fizemos tesouro das Palavras que o Papa Francisco disse, já nos primeiros dias da JMJ, com seu chamado a não deixarem que lhes roubem a esperança", acrescentou o prelado.

Destacou que os jovens em Alepo viveram um verdadeiro "milagre de paz interior", e descreveu um ambiente tranquilo, onde os jovens não pareciam angustiados por sentir-se assediados ou por temer o futuro por serem cristãos.

Quatro bispos católicos participaram do evento, celebrando a Missa e dividindo as tarefas nos distintos momentos de reflexão e oração, e a convivência culminou com a consagração dos jovens da Síria ao Imaculado Coração de Maria.