O Papa Francisco visitou ontem pela tarde as Grutas Vaticanas para rezar diante do túmulo onde descansa o Servo de Deus Papa Paulo VI, com motivo do 35º aniversário de sua morte, em 6 de agosto de 1978, data que coincide com a festa da Transfiguração.

Posteriormente e conforme informou a Rádio Vaticano, o Papa Francisco recebeu na praça situada frente a sua residência habitual, a Casa Santa Marta, um grupo de jovens da diocese italiana de Brescia, ao norte da Itália, de onde era natural o Papa Montini.

Os peregrinos chegaram de Poggio Bustone, provincial de Rieti, depois de ter caminhado a pé durante toda uma semana seguindo o Caminho de São Francisco de Assis, conhecido em italiano como a "Via Francigena", com o objetivo de comemorar o seu concidadão.

Além disso, o Bispo de Bérgamo, Dom Francesco Beschi, presidiu uma Missa em honra ao Pontífice, a quem se recorda especialmente na Igreja por continuar o Concílio Vaticano II, o texto que rege hoje à Igreja Católica.

"A Igreja quase se declarou salvadora da humanidade", disse no último dia 22 de junho o Papa Francisco citando as últimas palavras do Papa Montini na conclusão do Concílio Vaticano II.

"Toda esta riqueza doutrinal se dirige em uma única direção: servir o homem. O homem em toda condição, em sua enfermidade, e em suas necessidades", acrescentou o Santo Padre.