O Arcebispo de Rosário (Argentina), Dom José Luis Mollaghan, fez um chamado à esperança e à solidariedade com os afetados pela explosão ocorrida na manhã de ontem nessa cidade que cobrou a vida de, até o momento, 9 pessoas e que deixou mais de 60 feridos e vários desaparecidos.

Por volta das 9:35 a.m. (hora local), explodiu uma caldeira em um edifício na rua Salta 2145 em Rosário, ocasionando um incêndio de grandes proporções e desabamentos nos edifícios vizinhos. Estima-se que a onda expansiva alcançou 40 quadras na redondeza. Como medida de precaução as autoridades suspenderam os serviços de gás e luz na zona.

Em declarações ao Grupo ACI, o Arcebispo de Rosário disse que "foi um momento muito difícil que deixou muitos feridos e defuntos. Ficamos surpreendidos com este momento tão difícil que a cidade sofreu com uma verdadeira tragédia".

Nestes momentos "de tanta aflição, o que fazemos é acompanhar a muitas pessoas", assegurou.

Dom Mollaghan, comovido por esta tragédia, também se deu tempo para agradecer às distintas instituições locais e nacionais que se propuseram para ajudar e "ao mesmo tempo muita gente que acode oferecendo seu apoio como médicos, paramédicos, psicólogos e pessoas que podem fazer muita coisa para mitigar esta dor".

Também se aproximou ao lugar dos fatos um grupo de presbíteros do serviço sacerdotal e da pastoral da saúde que estão atendendo às vítimas. O Arcebispo junto aos sacerdotes percorre as ruas para assistir as pessoas em sua dor.

O Arcebispo explicou ao Grupo ACI que o primeiro sacerdote em chegar à zona afetada "teve um contato direto com as pessoas que estavam sendo resgatadas. Tudo era muito dramático pelo fogo que continuava saindo dos edifícios. Nesses momentos o sacerdote foi para muita gente um motivo de consolo e fortaleza".

Dom Mollaghan indicou que "resta olhar o Evangelho e confiar que o Senhor não abandonará nem deixará de consolar a tantos dos nossos irmãos. Fica o momento de solidariedade para nos aproximar e oferecer nosso apoio e solicitude".

O Prelado alentou a ter "um olhar de profunda esperança porque o Senhor não deixa de consolar seus filhos" e destacou que se olhe "especialmente à Mãe de Deus, que esteve aos pés da Cruz e pedir a ela também que acompanhe a todos os habitantes de Rosário nesta aflição".

O Arcebispo explicou que nenhum dos colégios religiosos ou paróquias próximos ao local foram afetados, e divulgou que já estão organizando os locais onde as pessoas que ficaram sem lugar para morar podem acudir, como clubes, centros e outras instituições.

O lugar da tragédia fica a seis quadras do Arcebispado e Dom Mollaghan disse que as comunicações estão saturadas.

Assinalou que pediu às paróquias que se unam em oração na tarde de hoje e nos dias seguinte e que amanhã Festa de São Caetano, Padroeiro do pão e do trabalho, se peça especialmente na Missa e na procissão pelas vítimas desta tragédia.