A organização espanhola MásLibres, defensora da liberdade religiosa, criticou que o governo espanhol faça rapidamente as negociações para libertar detentos no Marrocos, entre eles um pederasta, mas guarde silêncio sobre o caso de Asia Bibi, condenada injustamente à morte por blasfêmia, no Paquistão.

Durante uma visita ao Marrocos em meados de julho, o Rei Juan Carlos da Espanha, teria solicitado ao monarca desse país, Mohamed VI, o indulto para 48 cidadãos espanhóis, que foi concedido em 30 de julho.

Entre os 48 indultados, estava Daniel Galván, que em 2011 foi condenado a 30 anos de prisão por abusar sexualmente de 11 crianças.

Depois de diversos protestos foi revogado o indulto a Galván, e foi capturado hoje em Murcia (Espanha).

O caso de Galván contrasta com o de Asia Bibi, mãe de família católica acusada falsamente de blasfêmia no Paquistão. O governo espanhol não intercedeu por ela apesar das reiteradas solicitudes de organismos como MásLibres.

O porta-voz da organização defensora da liberdade religiosa, Miguel Vidal exortou, em uma missiva enviada aos sócios e assinantes desta organização, a pedir ao Ministro dos Assuntos Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, "que pelo menos empregue a mesma eficácia que demonstrou com o pederasta para salvar a vida de Asia Bibi".

Na carta, titulada "muita rapidez com um pederasta, muito pouca com Asia Bibi", Vidal assinalou que "faz oito meses que pedimos ajuda ao Governo para liberar Asia Bibi e acolhê-la na Espanha. Ainda não recebemos nenhuma resposta".

"Por que o Governo espanhol se moveu com tanta eficácia para libertar um pederasta espanhol preso no Marrocos e cala sobre Asia Bibi?", questionou.

Vidal recordou que "em 13 de dezembro de 2012 acompanhamos à família de Asia Bibi ao Ministério de Assuntos Exteriores para pedir que se interessassem pelo seu caso e que iniciassem os trâmites para poder acolhê-la na Espanha no momento em que fosse colocada em liberdade".

"A reunião que tivemos no Ministério de Exteriores junto com o marido e a filha mais velha de Asia foi bastante positiva: explicaram-nos os passos que temos que seguir para a concessão de asilo e se mostraram favoráveis a fazer algumas gestões", assinalou.

"Entretanto já passaram oito meses e não temos nenhuma notícia, nem novidade", lamentou.

Por isso, MásLibres apresentou a campanha de assinaturas para pedir ao Ministro dos Assuntos Exteriores que empregue "a mesma eficácia que demonstrou com o pederasta para salvar a vida de Asia Bibi".