O Bispo de Aberdeen, Dom Hugh Gilbert, desculpou-se publicamente neste domingo em nome da Igreja pelos abusos físicos e sexuais aos alunos de dois colégios escoceses, conforme informou a rede britânica BBC.

A desculpa chegou depois que a BBC encontrou provas de abusos físicos e sexuais cometidos por monges beneditinos contra alunos da escola Fort Augustus, uma abadia da Ordem Beneditina fechada em 1998, e da escola preparatória que a ordem tem na comarca de East Lothian, no sudeste da Escócia.

"É algo amargo, vergonhoso e alarmante que nesta escola um número de homens, batizados e consagrados cristãos, tenham sofrido abusos físicos ou sexuais cometidos por aqueles que deviam cuidar-lhes", declarou Dom Gilbert.

"Estamos ansiosos para que haja uma investigação policial exaustiva sobre tudo isto e para que tudo o que se possa fazer pelas vítimas seja feito. Todos nós devemos rezar por todos aqueles que sofreram", acrescentou.

Durante uma investigação de seis meses, a BBC entrevistou mais de 50 alunos destas escolas. Alguns deles reconheceram não ter mais que boas lembranças do tempo que passaram nesses colégios; entretanto, outros revelaram ter sido vítimas de abusos físicos e sexuais por parte dos monges da congregação.

Na segunda-feira passada, a BBC da Escócia emitiu o documentário 'Pecados de nossos padres' no que descobrem os abusos cometidos pelos monges beneditinos nesses dois colégios durante um período de 30 anos. Desde sua emissão, outros antigos alunos se puseram em contato com a BBC e reconheceram ter sofrido abusos. A Polícia da Escócia confirmou que está investigando estes casos.

"A Igreja Católica da Escócia esteve abordando este problema de forma cada vez mais eficaz nos últimos anos", afirmou Gilbert. "Queremos trabalhar com todos os corpos públicos que se preocupam com os jovens e os adultos vulneráveis. Desejamos compartilhar nossas melhores práticas e nossa experiência para aprender a lição e que as crianças possam sentir-se plenamente protegidas", concluiu.